O técnico Dorival Jr. responsabilizou a arbitragem pelo empate em 1 a 1 entre Corinthians e Internacional, na noite desta quarta-feira (1), no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Em coletiva pós-jogo, o treinador questionou o pênalti assinalado nos acréscimos para os gaúchos e reforçou que erros semelhantes vêm se repetindo ao longo da competição.
A principal reclamação de Dorival se concentrou na marcação do pênalti cometido por Cacá sobre Bruno Henrique, em lance revisado pelo VAR e convertido por Carbonero.
O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, inicialmente, não viu infração, mas alterou sua decisão após ser chamado por Gilberto Rodrigues Castro Junior, responsável pelo árbitro de vídeo.
“Esse mesmo árbitro, na partida contra o Vasco, deu um pênalti absurdo a favor do Vasco nos momentos finais da partida. Agora, uma decisão como esta. Rodrigo Pereira está de parabéns pela confusão que ele conseguiu criar”, disparou Dorival.
O técnico do Corinthians também questionou o tempo adicional. “Ele deu cinco minutos de acréscimos, a bola saiu lateral, ele botou o apito na boca para encerrar a partida e deixou a jogada prosseguir. Depois, foi chamado pelo VAR”, afirmou.
Dorival acrescentou que, na sua visão, o Corinthians estaria em melhor posição se não fossem os sucessivos lances polêmicos. “Deixamos pontos importantes para trás em razão de erros nossos e, acima de tudo, da arbitragem. O desempenho não reflete o que o time tem nesse momento. Estaríamos entre a sétima e a décima posição”.
Presidente e diretoria ecoam insatisfação
As críticas do treinador foram acompanhadas por manifestações contundentes da diretoria. O presidente do Corinthians, Osmar Stabile, também falou à imprensa após o jogo e não poupou palavras.
“Queremos seriedade para apitar os jogos do Corinthians. Todo jogo tem uma polêmica e sempre contra o Corinthians. Esse pênalti não existiu. O árbitro foi pressionado e quero ver se ele vai colocar isso na súmula. Todo trabalho vai por água abaixo. Não adianta cobrar técnico e jogadores. Quando chega na hora, as coisas mudam”, afirmou o dirigente.
Impacto na tabela e sequência de resultados
Com o empate, o Corinthians chegou a três partidas consecutivas sem vitória — duas derrotas (para Sport e Flamengo) e um empate (contra o Inter). O clube soma 30 pontos e ocupa a 13ª posição, apenas sete pontos da zona de rebaixamento.
A diretoria planeja formalizar uma reclamação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em razão das decisões nas partidas contra Flamengo e Internacional.
Próximo compromisso
O Corinthians volta a campo neste sábado (5), às 21h, contra o Mirassol, na Neo Química Arena. Dorival cumprirá suspensão automática, após ter sido expulso na reta final da partida contra o Internacional, e não estará no banco de reservas.