Dois jovens formados nas categorias de base do São Paulo foram protagonistas em jogos disputados na quinta-feira (2), por competições da UEFA. William Gomes marcou para o Porto na Europa League, enquanto Lucas Ferreira balançou as redes pelo Shakhtar Donetsk na Conference League. Ambos têm 19 anos e deixaram o clube paulista recentemente.
No Estádio do Dragão, o Porto venceu o Estrela Vermelha por 2 a 1, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga Europa. William Gomes abriu o placar logo aos oito minutos, convertendo pênalti sofrido por Gul.
Foi o quarto gol do atacante em quatro partidas com a camisa da equipe portuguesa. Pepê, outro brasileiro, deu assistência para Mora garantir o triunfo nos minutos finais.
Na Escócia, o Shakhtar Donetsk superou o Aberdeen por 3 a 2. Após um empate no primeiro tempo, Lucas Ferreira marcou de cabeça o segundo gol da equipe ucraniana, aos nove minutos da etapa final.
Foi o primeiro gol do ex-são-paulino desde sua chegada ao clube em agosto. O resultado foi confirmado com um terceiro gol marcado por Pedrinho, antes de os escoceses descontarem.
Críticas às saídas precoces
Os dois gols marcaram também uma nova onda de críticas à diretoria do São Paulo nas redes sociais. Torcedores lamentaram as vendas prematuras dos atletas, ironizando as decisões da gestão comandada por Julio Casares.
“Gol de William Gomes e Lucas Ferreira no mesmo dia. Autoexplicativo”, publicou um torcedor. Outro completou: “Parabéns aos gestores do São Paulo pelas vendas”.
As manifestações também chegaram à imprensa. O jornalista Gabriel Fuh, que acompanha de perto as categorias de base do São Paulo, considerou a negociação de William Gomes como o maior erro da atual administração.
“A gestão do São Paulo não é um pouco ruim. É muito. Eles reclamaram da dívida, mas dobraram ela, chegaram a um déficit de R$ 300 milhões em apenas um ano. […] A diretoria é a única culpada pelo presente e pelo futuro perigoso que se desenha”, disse ao portal Arquibancada Tricolor.
Contexto das transferências
William foi negociado com o Porto em janeiro de 2025. Desde então, vem sendo destaque sob o comando de Francesco Farioli, técnico da equipe portuguesa. Lucas Ferreira, por sua vez, deixou o São Paulo no meio do ano e rapidamente conquistou espaço no Shakhtar.
Próximos compromissos
O Porto volta a campo pela Europa League na quinta-feira (23), às 16h (horário de Brasília), contra o Nottingham Forest, na Inglaterra. Já o Shakhtar Donetsk ainda aguarda definição da tabela da Conference League para confirmar o próximo adversário.