A janela de transferências na Rússia se encerra na próxima quinta-feira (11 de setembro), enquanto o mercado brasileiro já está fechado. Nesse cenário, o Palmeiras está tendo que lidar com o interesse externo por atletas, em especial, das categorias de base.
Entre os jovens cotados, Riquelme Fillipi, de 18 anos, renovou o vínculo no início de agosto e integra o elenco profissional nesta temporada.
Revelado no Ibrachina, o atacante chegou ao Alviverde em 2021. Desde então, conquistou mais de 10 títulos nas categorias de base, incluindo o bicampeonato do Brasileirão sub-20. Normalmente, ele atua pelas beiradas, preferencialmente pelo lado esquerdo, e é destro. Seu contrato com o clube vai até 31 de dezembro de 2029.
Por conta de todo este contexto, o Zenit demonstrou interesse na contratação do atleta e sinalizou que pretende apresentar uma oferta antes do fim da janela russa. As partes devem se reunir nas próximas horas para discutir condições do negócio. Entretanto, o Palmeiras ainda não recebeu uma proposta oficial até o momento.
O Palmeiras indica que deseja cerca de 15 milhões de euros, entre valor fixo e bônus, para negociar o atacante. Segundo o repórter André Hernan, da ESPN, a diretoria aceita negociar e pede no mínimo 15 milhões de euros (R$ 95,8 milhões).
No campo, Riquelme estreou no profissional em julho, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. Ele jogou cerca de 15 minutos, acionado na reta final do segundo tempo na vaga de Facundo Torres.
Antes, havia sido relacionado pela primeira vez no triunfo por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, em São Paulo.
Os números recentes pela equipe sub-20 ajudam a explicar o interesse. Nas duas últimas temporadas, o atacante somou 85 jogos, 36 gols e sete assistências pelo Palmeiras. Além disso, ele foi campeão sul-americano sub-17 com a Seleção Brasileira. Depois, passou a frequentar os treinos da equipe profissional.