Nesta sexta-feira (03 de outubro), o técnico do Chelsea, Enzo Maresca, comparou Estêvão a Cole Palmer e cogitou usá-lo como camisa 10. A avaliação tratou da adaptação do brasileiro de 18 anos à Premier League.
Ao explicar semelhanças e ajustes físicos para atuar por dentro, o treinador detalhou a trajetória que enxerga para o jovem.
“Eu penso que o Estêvão me lembra muito o Cole (Palmer) quando ele estava comigo no sub-23 do Manchester City. E quando ele esteve conosco na equipe principal. A trajetória de Cole é similar com a trajetória de Estêvão em termos de começar como um ponta. E devagar, devagar você o coloca mais por dentro”.
“A Premier League é completamente diferente comparada a outros países. Se você quer jogar pelo meio, precisa estar fisicamente preparado. Acho que Cole está. No passado, ele precisava se desenvolver. E vejo exatamente o mesmo caminho com o Estêvão”.
Estêvão foi titular em quatro jogos da Premier League. Soma oito partidas pelos Blues e tem uma assistência na temporada. Maresca trabalhou com Palmer no sub-23 do Manchester City e na equipe principal.
As boas atuações renderam convocações consecutivas para a Seleção Brasileira sob Carlo Ancelotti. Ele marcou o primeiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
No clube, Maresca nunca escondeu a admiração por Estêvão no Chelsea e possui grandes planos para o jovem brasileiro.
Fora de campo, o atacante terá um instituto social em Franca (SP), sua cidade natal. O lançamento do projeto ocorreu na noite de segunda-feira, na Câmara Municipal.
A ideia é que as obras comecem em fevereiro de 2026, mas o local ainda não foi definido e depende de chamamento público da Prefeitura. A intenção é inaugurar até o fim de 2027. O Instituto Estêvão Willian atenderá até 3 mil crianças e jovens de sete a 18 anos, com atividades educacionais, culturais, esportivas e de saúde, gratuitamente.
Entre as aulas estão dança, artes, inglês, informativa, reforço escolar e cursos profissionalizantes. Ele saiu de Franca criança para o Cruzeiro, destacou-se na base do Palmeiras e foi vendido ao Chelsea neste ano, após o Mundial de Clubes.