O lateral Paulo Henrique, do Vasco, foi chamado para integrar a Seleção Brasileira nos amistosos contra Coreia do Sul e Japão. A convocação aconteceu no domingo (05), após Wesley, da Roma, ser cortado por lesão durante a vitória da equipe italiana sobre a Fiorentina, pelo Campeonato Italiano.
Aos 29 anos, o jogador vascaíno receberá sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção. Ele é esperado em Seul nesta terça-feira (07), onde se juntará ao grupo comandado por Carlo Ancelotti.
Com sua inclusão, a equipe nacional atinge a marca de 87 atletas convocados desde o término da Copa do Mundo de 2022, sendo 50 deles estreantes. Paulo Henrique é o décimo lateral-direito testado neste ciclo.
Do Maracanã à convocação
O lateral, que foi ao Maracanã no dia 4 de setembro para acompanhar a vitória do Brasil sobre o Chile pelas Eliminatórias, vive agora um momento inédito na carreira. Na ocasião, ele estava entre os torcedores nas arquibancadas, ao lado de outros jogadores do Vasco, como Rayan, Tchê Tchê e Barros.
Apesar de já constar na pré-lista de convocados para jogos anteriores, como contra Chile e Bolívia, a chance efetiva surgiu apenas após as recentes lesões de Wesley e Vanderson. Este último, do Monaco, já havia sido substituído por Vitinho, do Botafogo.
Atuação decisiva e presença da comissão técnica
A convocação veio dias depois de uma atuação destacada em São Januário. Na vitória sobre o Cruzeiro, Paulo Henrique marcou o gol que garantiu o triunfo cruzmaltino. O desempenho foi observado in loco por Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF, além de representantes da comissão técnica de Ancelotti.
“(Seleção) É um sonho, é algo que está no meu coração desde menino”, declarou o atleta, ao comentar a convocação inédita.
A lista final para os amistosos inclui nomes como Bento, Militão, Casemiro, Vini Jr e Rodrygo. O Brasil enfrenta a Coreia do Sul na sexta-feira (10), às 8h (horário de Brasília), em Seul, e encara o Japão na terça-feira seguinte (14), às 7h30 (horário de Brasília), em Tóquio.