O Brasil perdeu por 1 a 0 para a Bolívia no Estádio Municipal de El Alto. A cidade fica a mais de 4 mil metros de altitude. Foi a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2026. O resultado representou a primeira derrota de Carlo Ancelotti no comando.
Após o jogo, o técnico classificou o duelo como o mais difícil desde que assumiu a Seleção. Ele admitiu que o ar rarefeito influenciou o desempenho e a invencibilidade caiu. Entretanto, afirmou que o foco passa pela preparação para os próximos compromissos.
“Foi muito complicado, difícil, há os componentes técnico e físico. Era bastante normal, agora não temos muito o que fazer. Preparar bem para os próximos dois amistosos e seguir rumo ao nosso objetivo que é nos prepararmos bem para o Mundial”.
Ancelotti também ressaltou pontos positivos mesmo com o revés. Segundo ele, o esforço físico da equipe merece registro, já que atuar em El Alto impõe limitações.
“De positivo no jogo de hoje, vi o esforço do time, dos jogadores, porque é muito difícil jogar aqui. Isso já se sabia. Os jogadores fizeram um esforço tremendo, o jogo foi muito complicado, difícil. Pelo componente técnico, pelo componente físico”.
Outros fatores extrapolaram o jogo. Após o gol boliviano, gandulas passaram a retardar reposições e levaram embora bolas deixadas nas laterais. Além disso, a torcida lançou objetos em direção ao campo, que quase atingiram Bruno Guimarães e Caio Henrique.
“Foi um futebol um pouco diferente do que passa no campo de jogo. O objetivo pra Bolívia era muito grande, mais para eles do que para nós. Há oficiais que têm que controlar isso, não os jogadores, treinador e tampouco o presidente. Os oficiais que estão fora do campo têm que controlar isso”.
O treinador afirmou manter confiança no elenco e mencionou a decisão do VAR sobre um pênalti para a Bolívia, além da arbitragem. Contudo, reforçou a intenção de melhorar a qualidade do jogo coletivo nas próximas apresentações, conforme disse ao avaliar a atuação em El Alto.
“Eu acho que o time fez bem nesses jogos e tenho máxima confiança no time, nos jogadores. Vamos fazer um Mundial exitoso. O jogo de hoje foi muito especial em todos os sentidos, o VAR decidiu o pênalti, arbitragem… obviamente vamos melhorar para tentar colocar um jogo melhor em campo”.
O Brasil encerrou a campanha nas Eliminatórias na quinta colocação, após iniciar a última rodada na vice-liderança. A vaga para a Copa do Mundo já estava assegurada desde junho, quando a Seleção venceu o Paraguai em São Paulo.