A virada do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, no estádio do Morumbis, no domingo (05 de outubro), reacendeu debates sobre arbitragem. As polêmicas ofuscaram parte do clássico e pautaram entrevistas e programas esportivos.
O Tricolor pediu pênalti em Tapia no início do segundo tempo, e logo depois reclamou de uma não expulsão a Andreas Pereira. O VAR não chamou o árbitro para revisão. O Palmeiras cresceu após o intervalo e virou com gols de Vitor Roque, Flaco López e Ramon Sosa.
Durante o “Galvão e Amigos”, o jornalista Bodão criticou o posicionamento de Abel Ferreira sobre a não marcação do pênalti para o São Paulo.
“O Palmeiras foi beneficiado pela arbitragem. O São Paulo tinha grandes chances de fazer 3 x 0 no primeiro tempo. E o Abel perdeu a chance de ficar quieto. Falar que “para ele não foi pênalti” porque o jogador do São Paulo não alcançaria a bola… que regra é essa? Tá inventando regra! Foi falta dentro da área. Independente de onde a bola está, é pênalti”, disse o jornalista.
A crítica de Bodão surgiu após Abel Ferreira ter analisado o lance como ‘não pênalti’ contra sua equipe. Relembre a fala do treinador:
“Sobre o lance, não vi a repetição, mas vou dar o meu ponto de vista. Se, por qualquer motivo, no momento em que o Allan escorrega, a bola estivesse sendo disputada pelo jogador do São Paulo, eu acharia que era pênalti. Mas não tenho as leis, essa é apenas a minha opinião. O Allan escorrega e acho que toca no adversário, mas, se me lembro bem, a bola estava longe. Foi um lance sem intenção, ele não deu um carrinho. Mas, se o jogador do São Paulo estivesse disputando a bola, aí sim, pênalti”, argumentou Abel.
As polêmicas acerca do clássico Choque-Rei fizeram a CBF optar pelo afastamento do árbitro Ramon Abatti Abel e do responsável pelo VAR Ilbert Estevam da Silva, que farão reciclagem.
O Palmeiras tem jogo atrasado contra o Juventude no Allianz Parque, marcado para sábado (11 de outubro), em meio à paralisação da Data Fifa. A partida foi adiada por causa do Mundial de Clubes. O time assumiu a liderança do Brasileirão nesta rodada e ainda tem um jogo a menos.
Abel lida com desfalques para o duelo. Estão fora Vitor Roque, suspenso, e os convocados Facundo Torres, Emiliano Martínez, Gustavo Gómez, Flaco López e Aníbal Moreno, além do lesionado Ramon Sosa. A seleção uruguaia não convocou Piquerez, e Luighi estava com a Seleção Brasileira Sub-20 disputando a Copa do Mundo.