Na última terça-feira (09 de setembro), o Flamengo divulgou nas redes sociais um vídeo institucional com Zico, gravado no gramado do Maracanã. O ex-jogador aparece de terno e gravata, posicionado em um púlpito, em estética de pronunciamento oficial. A gravação apresenta uma nova ação voltada à identidade rubro-negra.
A iniciativa teve a participação do embaixador e ídolo Zico e incluiu uma convocação aos torcedores. Além disso, o clube colocou no ar uma petição online para adesões, em peticao.flamengo.com.br.
Segundo o clube, a campanha pleiteia junto à Organização das Nações Unidas o reconhecimento do Flamengo como “primeira nação simbólico-cultural do planeta”.
Sete horas após o anúncio oficial, a petição somava 100 mil assinaturas, segundo reportagem publicada no Rio de Janeiro. Inicialmente, o clube projetou a meta de 100 mil assinaturas até o final de semana. Entretanto, a campanha superou essa marca em menos de 24 horas.
Neste contexto, Mauro Cezar Pereira se manifestou e afirmou que caso a ONU aceite tal pedido, será simbólico para o clube, mas o que realmente importa nesse momento são os próximos jogos:
— É um factoide. É algo sem relevância. Não merece minha atenção. Não vou falar sobre esse tipo de coisa. É bobagem. É uma ação para chamar atenção, não tem relevância. Amanhã, se a ONU aceitar, será algo simbólico e tal, mas o que interessa ao Flamengo é o jogo contra o Juventude (pelo Brasileirão) e depois contra o Estudiantes (pela Libertadores).