Santos e Atlético-MG se enfrentam na Arena MRV pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (14), às 16h (horário de Brasília). O estádio em Belo Horizonte utiliza gramado sintético, tema que envolve debates no futebol nacional e impede a participação de alguns jogadores.
Neymar, por exemplo, tem histórico de restrição a esse tipo de superfície e vem trabalhando no CT Rei Pelé com preparação especial para o jogo. Apesar disso, sua presença ainda é tratada como incógnita pela comissão técnica e departamento de futebol do clube.
Segundo a CNN, o meia-atacante treina normalmente no CT Rei Pelé e, em diversas ocasiões, afirmou não estar disposto a atuar em campos artificiais. A Arena MRV integra a lista de estádios com grama sintética.
“Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar em society é algo que incomoda qualquer jogador, independente das lesões”, disse o camisa 10 anteriormente.
Avanços no CT Rei Pelé
Apesar da resistência do craque, houve avanço em sua situação no campo de treinamento. O camisa 10 participou do treino tático no CT Rei Pelé e reduziu a dúvida sobre suas condições, que rondava a comissão técnica desde o início da semana.
O atacante chegou a treinar como titular em algumas atividades e manteve o ritmo de preparação para o duelo.
Cabe pontuar que o avanço no condicionamento físico não interfere na decisão final sobre sua participação no duelo, que ainda caberá ao próprio jogador. A CNN ouviu que tanto o astro quanto seu staff entendem que o gramado aumenta o risco de lesões.
Além disso, a definição será tomada entre os últimos treinos do Santos, na sexta-feira (12) ou no sábado (13).
Como chega o Santos?
O contexto competitivo também pesa. O Peixe ocupa a 16ª posição no Brasileirão e busca se afastar da agoniante zona do rebaixamento. Para a partida, a equipe tem desfalque certo: Benjamín Rollheiser cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Já Willian Arão segue em recuperação de edema muscular e permanece como baixa, enquanto João Basso está recuperado de lesão e volta a ser opção.
Arão segue tratando do edema muscular na panturrilha direita e é a única baixa confirmada no elenco. O problema, que tem causado frustração ao volante, fez com que o atleta desfalcasse o Peixe nas últimas sete rodadas do Brasileirão.
Há também mudanças no fluxo de atletas vindos de convocações e do mercado. Alexis Duarte estava com a seleção do Paraguai na Data Fifa, assim como Tomás Rincón, chamado pela Venezuela.
Além disso, Billal Brahimi passou por exames médicos em São Paulo. O elenco volta a treinar nesta quinta-feira à tarde no CT Rei Pelé, e a viagem para Belo Horizonte está prevista para sábado (13).