Sem se firmar desde a chegada em fevereiro, Loide Augusto perdeu espaço no Vasco sob comando de Fernando Diniz. O atacante não entrava em campo desde a derrota por 3 a 2 para o Mirassol, no dia 02 de agosto, pelo Brasileirão. Diante do cenário, o Cruz-Maltino aceitou emprestá-lo ao futebol turco.
Loide também precisou lidar com o aumento da concorrência no setor, após as chegadas de Matheus França e Andrés Gómez, com Nuno Moreira de titular pelo lado esquerdo.
Nesta quinta-feira (11), portanto, clube e jogador acertaram a transferência por empréstimo ao Rizespor, da Turquia, com opção de compra prevista em contrato. A informação foi publicada inicialmente por Venê Casagrande e confirmada posteriormente.
A duração do vínculo do jogador com o novo clube ainda é incerto. Isso porque há divergências de períodos entre veículos especializado, sem qualquer oficialização pelas partes envolvidas.
Passagem e saída do Vasco
Loide deixa o clube após 18 partidas, sem gols ou assistências marcadas. Em contrapartida, só atuou como titular em duas oportunidades: nas derrotas para Corinthians e Palmeiras. O episódio mais marcante ocorreu contra o Operário, quando gesticulou após finalização defendida.
A negociação que levou o atacante a São Januário meses atrás foi marcada por transmissões ao vivo em que ele pedia a conclusão do acordo com o Vasco. Segundo o ge, essas manifestações ajudaram a destravar a saída do Alanyaspor.
Posteriormente, o presidente Pedrinho avaliou que Loide foi corajoso e que seu posicionamento teve peso nas tratativas.
O Vasco, então, desembolsou 1,5 milhão de euros na transferência e incluiu bônus potenciais de 1 milhão de euros atrelados a metas. Assim, o atacante chegou no fim da primeira janela para ser alternativa de velocidade na ponta, então vista como carência.
No Rio, porém, ele teve dificuldade de adaptação e agora retorna ao futebol turco.
Nascido em Luanda, ele começou no futebol em escolinhas locais e, aos 18 anos, mudou-se para Portugal. Nas categorias de base, atuou por Sporting, nos times sub-19 e sub-23, e pelo Farense.
Já no profissional, defendeu Sporting B e Mafra. Em 2023, transferiu-se ao Alanyaspor, onde somou 48 jogos, cinco gols e seis assistências. Pela seleção de Angola, tem sete partidas e um gol.
Ajustes no elenco
A saída ocorre em meio a ajustes no internos de plantel e na folha salarial. Com as chegadas de Matheus França e Andrés Gómez, o clube entendeu que era melhor negociá-lo para reduzir custos, segundo as fontes disponíveis.
Além disso, Alex Teixeira rescindiu o contrato em comum acordo, Jean David negocia para sair, Sforza foi emprestado ao Juventude e a diretoria busca encerrar o vínculo com Mauricio Lemos.