O Fluminense garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil de 2025 ao vencer o Bahia por 2 a 0, no Maracanã, na noite de quarta-feira (10). O resultado reverteu a derrota por 1 a 0 sofrida na ida, em Salvador. Canobbio abriu o placar de pênalti, e Thiago Silva, que precisou de medicamento antes do jogo, marcou o gol que definiu a classificação tricolor.
Depois da partida, Thiago Silva detalhou a jogada do gol e contou que lidou com um torcicolo após treinos de bola parada. Segundo ele, o lance foi ensaiado no CT e executado conforme o previsto, o que ampliou a relevância do resultado. Em seguida, o zagueiro descreveu seus movimentos no lance.
“Quem me conhece sabe mais ou menos os movimentos que eu faço. Lucas Moura, o Neymar, que devem estar assistindo, sabem bem que essa bola quando eu saio é muito difícil de pegar. Porque você ganha o teu adversário no contratempo. O Jean Lucas estava me marcando mas ele estava de uma maneira deixando a frente para me correr”, e completou:
“Eu só desloquei ele um pouquinho e saí pela frente, porque normalmente nessa jogada a defesa entra para proteger o gol e eu venho por fora. Essa bola foi treinada. Inclusive de ontem para hoje eu tive um torcicolo incrível porque treinamos muita bola parada ontem. Eu falei para o Guga agora, eu falei, meu pescoço não doeu à toa”, contou.
Injeção para ir a campo
O defensor relatou ainda que precisou de uma injeção intramuscular para atuar com mais conforto, dada a limitação de movimentos no pescoço. Ele disse que o incômodo intensificou a dificuldade nas disputas aéreas, mas avaliou que o esforço foi recompensado com a classificação.
“Eu fico feliz de ter feito um gol hoje porque nós treinamos muito anteontem, tanto que eu estou com a mão no pescoço porque eu não estou nem conseguindo virar direito. Tive que tomar uma injeção intramuscular para poder estar um pouco mais confortável no jogo”, e concluiu:
“Cada cabeçada que vinha eu ficava desesperado, mas graças a Deus essa dor não foi à toa. No final fomos recompensados com um grande gol e com a classificação. Tenho certeza que hoje todo mundo está feliz”.
Elogios de Renato Gaúcho
Na coletiva, o técnico do Fluminense elogiou o desempenho do zagueiro e fez campanha para que ele esteja no próximo Mundial. O treinador afirmou que o zagueiro foi decisivo mais uma vez e destacou sua liderança no elenco, reforçando a dimensão da atuação contra o Bahia.
“Não gosto de falar de ninguém individualmente, mas me dá prazer ver o Thiago Silva jogar. Foi um monstro de novo, é um líder. Não é problema meu, mas quando falo que ele ainda merece disputar uma Copa do Mundo, não falo à toa. Hoje, ele deu mais uma aula de futebol”, enalteceu.
Sonha com Seleção?
Já na zona mista, prestes a completar 41 anos no dia 22 de setembro, Thiago Silva disse que se sente bem fisicamente e não fechou as portas para a Seleção. Ele afirmou que a decisão cabe a Carlo Ancelotti, mas reforçou sua tranquilidade com o momento no clube.
“Nunca fechei a porta para a Seleção e nunca fecharei. Se o professor Ancelotti, que me conhece bem, quiser contar comigo, pode ter certeza que estarei à disposição. Caso não, já fiz meu papel, entreguei o máximo possível, estou muito tranquilo em relação a isso”.
Fluminense na Copa do Brasil
Classificado, o Tricolor aguarda o vencedor de Botafogo e Vasco, na noite desta quinta-feira (11). As equipes se enfrentam no Estádio Nilton Santos, e o jogo de ida terminou 1 a 1 em São Januário.
A partida está marcada para às 21h30 (horário de Brasília) e, caso prevaleça o empate, será disputada nos pênaltis. As semifinais da Copa do Brasil só vão ser disputadas nos dias 10 e 14 de dezembro, depois do fim do Campeonato Brasileiro.