Em boa fase no Vasco, o lateral-direito Paulo Henrique foi convocado pela Seleção Brasileira para substituir Wesley, cortado por lesão. A presença do atleta cruz-maltino ganhou destaque após sua atuação diante da Coreia do Sul, quando fez sua estreia com a camisa da equipe principal.
Na ocasião, o jogador entrou no segundo tempo e permaneceu cerca de 20 minutos em campo. Apesar do tempo limitado, sua performance foi avaliada positivamente por analistas e membros da comissão. Paulo Henrique demonstrou consistência na marcação, com dois desarmes e uma recuperação de bola, além de contribuir com doze passes certos e bom apoio ofensivo, segundo dados levantados após o jogo.
Até o início da semana, a tendência era de que ele continuasse como opção no banco de reservas para o próximo amistoso, contra o Japão. Vitinho, do Botafogo, seguia como favorito para iniciar entre os titulares, mesmo sob críticas após o primeiro jogo. Conforme relatos, Ancelotti pretendia manter a base do time anterior, alterando apenas a posição de goleiro, com Hugo Souza ganhando oportunidade.
A situação, contudo, se modificou com os treinamentos mais recentes. Paulo Henrique foi testado entre os titulares, o que aumentou a expectativa sobre sua escalação no jogo em Tóquio, marcado para terça-feira (14), às 7h30 (horário de Brasília). Segundo o ‘ge’, o treinador italiano passou a considerar mudanças mais amplas no time.
Aliás, Ancelotti revelou que essa seria uma oportunidade para observar novos nomes antes de fechar o grupo para a Copa do Mundo. “Será mais uma oportunidade para analisar jogadores”, declarou o técnico durante coletiva concedida na segunda-feira (13).
Com isso, a escalação da Seleção para enfrentar o Japão deve contar com oito mudanças em relação ao duelo anterior. Além de Paulo Henrique, também devem ser novidades Hugo Souza, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo, Carlos Augusto, Lucas Paquetá, Luiz Henrique e Gabriel Martinelli. Os únicos mantidos seriam Vini Júnior, Casemiro e Bruno Guimarães.
Internamente, a movimentação na Seleção gera repercussão em São Januário. A boa visibilidade do lateral reflete o momento técnico do jogador, que tem sido peça relevante no Campeonato Brasileiro. O Vasco, aliás, volta a campo na quarta-feira (15), quando enfrenta o Fortaleza, fora de casa, pela 28ª rodada da competição nacional.