A semana do Ba-Vi começou com o Bahia ainda sem Everton Ribeiro. O meia se recupera no Rio de Janeiro após cirurgia para retirada de um câncer de tireoide. O clássico está marcado para quinta-feira (16).
Além de Everton Ribeiro, o técnico Rogério Ceni também não conta com Luciano Juba, Caio Alexandre e Erick Pulga. Os três seguem em tratamento no departamento médico e não foram a campo nos últimos treinos.
Por outro lado, o goleiro João Paulo, o volante Erick e o atacante Ruan Pablo treinaram normalmente nesta segunda-feira (13). Eles ficam à disposição para o confronto.
Enquanto mandante, o Vitória tenta quebrar um jejum de sete jogos sem vencer o rival. A última vitória ocorreu em 31 de março de 2024, por 3 a 2; depois, vieram quatro empates e três triunfos do Bahia.
Além disso, o Bahia não vence um Ba-Vi no Barradão desde março de 2020. Na ocasião, venceu por 2 a 1. Depois, foram seis jogos no estádio, com três vitórias rubro-negras e três empates.
Também em 2025, o time de Rogério Ceni venceu no Barradão, mas sem clássico. Com mando do Barcelona de Ilhéus, ganhou por 1 a 0 pela oitava rodada do Baiano. Willian José marcou.
Agora, os rivais chegam à quinta-feira com objetivos distintos no Brasileiro. Enquanto o Vitória busca fugir da zona de rebaixamento, visto que tem apenas 25 pontos em 27 jogos, com apenas cinco triunfos, o Bahia quer voltar ao G-4. O Esquadrão de Aço está na sexta posição, com 43 pontos em 26 partidas, sendo 12 resultados positivos.
O Ba-Vi será disputado na próxima quinta-feira, dia 16, no Barradão, às 21h30 (horário de Brasília).