Após mais de 13 anos, o Vasco voltou a ter um representante balançando as redes pela Seleção Brasileira. O lateral-direito Paulo Henrique foi o autor do feito, ao marcar o primeiro gol da equipe no amistoso contra o Japão, disputado na manhã desta terça-feira (14 de outubro), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.
A última vez que um jogador do clube carioca havia feito um gol com a camisa da Seleção aconteceu em junho de 2012. Na ocasião, o volante Rômulo, então atleta do Vasco, marcou em um amistoso diante da Argentina, realizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Desde então, apesar de algumas convocações esporádicas, nenhum outro vascaíno havia voltado a marcar gols com a amarelinha.
O gol de Paulo Henrique veio aos 25 minutos do primeiro tempo, após passe preciso de Bruno Guimarães. O lateral invadiu a área e finalizou de trivela, abrindo o placar da partida, que terminou com vitória dos japoneses por 3 a 2. Essa foi a estreia do jogador como titular na Seleção, o que deu ainda mais peso ao momento vivido por ele.
Revelado pelo Londrina, o atleta passou por diversas equipes até chegar ao Vasco. Entre elas, atuou por Paraná Clube, Juventude e Atlético-MG. No clube de São Januário, inicialmente emprestado, Paulo Henrique teve vínculo definitivo firmado em 2023. Desde então, tem se consolidado como titular, acumulando bons números na temporada atual: são quatro gols e cinco assistências em 48 partidas.
Convocado após o corte de Wesley, que se lesionou atuando pela Roma, Paulo Henrique chegou à Seleção com 29 anos. A estreia com gol reforçou o bom momento do jogador, que comemorou com emoção: “O sentimento é de sonho realizado, um sonho de criança, de toda a minha família, de todo mundo que me acompanha, dos meus amigos, de todo mundo que sonhou esse momento comigo. Estou realmente muito feliz”.
Apesar da derrota brasileira, o desempenho do lateral-direito chamou atenção, especialmente entre os torcedores vascaínos, que repercutiram intensamente o gol nas redes sociais. O clube, inclusive, decidiu não utilizar o jogador no confronto contra o Fortaleza, pela rodada do Brasileirão, após o atleta atuar durante toda a partida em solo japonês.
Atualmente, Paulo Henrique vive sua melhor fase na carreira. Afinal, além da regularidade no Vasco, sua convocação e atuação destacada pela Seleção consolidam sua ascensão no cenário nacional. O gol em Tóquio, além de histórico para o clube, pode representar um novo ciclo para o atleta com a camisa verde e amarela.
