Com três centroavantes fora por lesões no ligamento do joelho — Jonathan Calleri, André Silva e Ryan Francisco —, o São Paulo busca soluções imediatas no ataque. O argentino Emiliano Rigoni, que teve sua melhor fase no clube sob Hernán Crespo em 2021, retorna após passagens por Austin FC e León. Além disso, ele reencontra um ambiente conhecido e um técnico com quem já trabalhou.
Na primeira passagem pelo Tricolor, entre 2021 e 2022, Rigoni disputou 70 jogos, marcou 13 gols e deu nove assistências. Depois da queda de rendimento, foi negociado em julho de 2022. Agora, aos 32 anos, ele volta com a camisa 77 e contrato até 31 de dezembro de 2025, com metas para renovação automática por mais um ano. Chegou após aprovação de Crespo.
Apresentado nesta quinta-feira (11 de setembro), o atacante foi anunciado como o terceiro reforço do clube para a sequência da temporada. Em sua reapresentação, o argentino destacou a relação de confiança com o treinador e a disposição para render no novo ciclo.
“A relação que eu tenho com ele é muito boa. Temos confiança para poder conversar. Ele é parte para que eu esteja aqui hoje. Então, estou feliz. Espero poder render e estar 100% para ele, para o clube e para as pessoas que confiam em mim”.
Rigoni também avaliou o momento coletivo e o ambiente que encontra no retorno. Segundo ele, estar “em casa” muda a forma de encarar a pressão. Entretanto, a cobrança por resultados segue alta, especialmente na fase atual da temporada, com jogos importantes pela frente.
“O funcionamento da equipe hoje em dia está muito bom. É uma possibilidade muito boa de estar perto do gol, poder marcar e ajudar a equipe, que é o mais importante. A pressão é diferente. Sinto que o São Paulo é minha casa, então não vejo a pressão como um peso. Eu vejo mais como uma responsabilidade muito grande. É um momento de resultados imediatos e partidas muito importantes”.
O atacante afirmou estar fisicamente bem e integrado ao trabalho com o grupo. Afinal, o objetivo é contribuir de imediato no setor ofensivo, que perdeu peças por problemas médicos. Ele disse que treinou durante a semana e reforçou a disposição para somar minutos quando acionado.
“Estou preparado e me sinto bem. Estive treinando ao longo da semana com o grupo e me sinto muito bem fisicamente. Espero que possa ter minutos e render”.
Rigoni atuava no León, do México, antes do acerto. Ele já havia manifestado o desejo de retorno e disse que a decisão passa por conforto e motivação em um ambiente onde se sente à vontade. Aliás, o São Paulo informou que o vínculo prevê metas estipuladas para renovação automática por mais um ano.
O próximo compromisso do Tricolor será contra o Botafogo, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Morumbis, domingo (14 de setembro), às 17h30 (horário de Brasília). Caso haja mudança na escalação envolvendo o atacante, não há informação confirmada nas fontes disponíveis.