Após a derrota para o Japão por 3 a 2, na manhã desta terça-feira (14), a Seleção Brasileira volta a campo apenas na próxima Data Fifa, entre os dias 10 e 18 de novembro. Agora, o elenco comandado por Carlo Ancelotti retorna aos seus clubes até o próximo compromisso oficial.
Nesse novo período, o Brasil realizará dois amistosos na Europa, sendo um deles já confirmado contra a Tunísia. Segundo o coordenador executivo da CBF, Rodrigo Caetano, o duelo contra os tunisianos ocorrerá em Paris.
O adversário está garantido na próxima edição da Copa do Mundo, e a partida servirá como mais um teste para o técnico Carlo Ancelotti no ciclo de preparação para o torneio de 2026.
A segunda partida, agendada para acontecer em Londres, ainda depende da confirmação do adversário. A preferência da CBF é enfrentar Gana, outra seleção africana. No entanto, a realização do amistoso está condicionada à classificação direta dos ganeses para o Mundial.
Caso a vaga não se confirme, a equipe teria de disputar a repescagem das Eliminatórias e, assim, ficaria impossibilitada de participar do amistoso.
Caso Gana não esteja disponível, a Seleção deverá enfrentar Senegal, equipe que já venceu o Brasil em amistoso recente. Em junho de 2023, os senegaleses bateram os brasileiros por 4 a 2 em jogo disputado em Portugal.
Derrota inédita e lições da Data Fifa de outubro
A atual janela de amistosos terminou com saldo irregular para o Brasil. Após uma goleada convincente por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, a equipe sofreu sua primeira derrota na história para o Japão.
O revés por 3 a 2 em Tóquio chamou atenção pela queda de rendimento no segundo tempo, após a Seleção abrir 2 a 0 no placar.
Com isso, o Brasil encerra a Data Fifa de outubro com uma vitória e uma derrota. A derrota expôs falhas defensivas e provocou reflexões internas na comissão técnica, que segue em busca de soluções para consolidar a equipe rumo à Copa do Mundo.
Expectativas para novembro
A CBF aposta nos amistosos de novembro como parte fundamental da preparação técnica e tática da Seleção. Segundo Rodrigo Caetano, o objetivo é enfrentar escolas africanas que exigem diferentes posturas e estratégias em campo.
“Jogaremos na Europa, em Londres, primeiramente, e muito provavelmente em Paris. Nosso desejo será realmente contra seleções africanas de diferentes escolas”, afirmou o dirigente durante a última convocação.