O Santos recebe o Corinthians na noite desta quarta-feira (15), às 21h30, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, com um importante desfalque: Neymar. O camisa 10 ainda trata uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita e está vetado para o clássico.
Essa será a quinta vez consecutiva que o jogador fica fora de um duelo de grande rivalidade nacional desde seu retorno ao clube. Desde a reestreia em 5 de fevereiro, Neymar esteve em campo em apenas um clássico.
O único duelo em que atuou foi justamente diante do Corinthians, no Paulistão, em 12 de fevereiro, quando foi titular e deixou o gramado aos 23 minutos do segundo tempo. O Peixe foi derrotado por 2 a 1, na Neo Química Arena.
Nas demais partidas desse porte, o atacante ficou de fora por lesões musculares ou não foi utilizado mesmo estando relacionado.
Histórico recente em clássicos e ausências
Após o clássico no Campeonato Paulista, Neymar chegou a ser opção no banco na semifinal estadual contra o mesmo adversário, mas não entrou em campo por estar com edema na coxa esquerda.
No Campeonato Brasileiro, ficou fora dos dois confrontos contra o São Paulo — na derrota por 2 a 1 no primeiro turno e na vitória por 1 a 0 no segundo —, além de ter desfalcado a equipe na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, no jogo do turno.
A ausência, mais uma vez por lesão, amplia a série de jogos sem o camisa 10 em compromissos de peso. Dos seis clássicos que poderia ter disputado na atual temporada, Neymar jogou apenas um, foi reserva em outro e não participou dos demais quatro.
Impacto direto nos números do time
Desde a volta ao clube, o atacante desfalcou o time em 14 jogos. Com ele em campo, o Santos disputou 21 partidas, com sete gols e quatro assistências do camisa 10. Nessas ocasiões, foram nove vitórias, cinco empates e sete derrotas.
No Campeonato Brasileiro, Neymar participou de 13 rodadas, e o time somou 18 pontos nesses confrontos, com um aproveitamento de 46,1%. Sem o camisa 10, o desempenho despenca para 25,6%, índice que colocaria o Peixe entre os últimos colocados, superando apenas o Sport.
De maneira prática, nos jogos em que não contou com sua principal referência, o Santos venceu apenas dois: o Fortaleza fora de casa e o São Paulo, na Vila. O clube conquistou 10 dos 39 pontos possíveis nas partidas sem Neymar.
Clássicos contra o Palmeiras ainda pendentes
O Santos ainda não enfrentou o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de 2025. O duelo do primeiro turno foi adiado, e os confrontos estão marcados para o dia 6 de novembro (Allianz Parque) e para o dia 15 do mesmo mês (Vila Belmiro).
No único encontro entre as equipes neste ano, em 22 de janeiro, Neymar ainda não havia retornado ao clube oficialmente.