Riquelme Felipe participou diretamente de um gol pela primeira vez no profissional do Fluminense. O atacante de 18 anos deu a assistência para Thiago Silva marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, na quinta-feira (16 de outubro), no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão.
Depois da partida, Riquelme detalhou o lance em que cavou a bola na área antes do voleio de Thiago Silva.
“Ali foi um lance que eu já tinha recebido uma bola igual aquela, eu tentei cavar no primeiro para o Hércules, só que deu errado. Na segunda bola já tava na mente pra cavar no segundo e foi o que aconteceu. Ele veio, eu cavei e graças a Deus saiu o gol”, explicou.
A atuação marcou sua primeira oportunidade sob o comando de Luis Zubeldía. Ele entrou na reta final e atuou por 24 minutos. O jovem não jogava desde o empate com o Lanús, em 23 de setembro, pela Copa Sul-Americana.
Riquelme subiu ao profissional no início do ano após se destacar na “Esquadrilha 07”, nas categorias de base. Ele disputou 13 jogos no Carioca, mas sofreu uma entorse grau 2 no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, em março, e ficou dois meses fora. No período, Mano Menezes foi substituído por Renato Gaúcho.
Com Renato, o atacante perdeu espaço. Ele somou sete jogos, seis como reserva, com média de 29,8 minutos por partida. Pouco utilizado no elenco principal, ainda disputou dois jogos no sub-20 pelo Brasileirão da categoria e marcou um gol.
Com a chegada de Luis Zubeldía, o jovem voltou a receber atenção. No quinto jogo do treinador argentino, ele entrou pela primeira vez e colaborou com a assistência decisiva.
“O Riquelme, estive prestando muita atenção para ver o que podia nos dar, sobretudo em partidas em casa, que são, em teoria, um pouco mais simples do que jogar de visitante, para, pouco a pouco, terminar de formá-lo. Então, acho que a partida de hoje, serve para o Riquelme que vem da base. Baixar pressão, tentar entrar e definir uma partida, ou ajudar aquele time a definir a partida”, disse o técnico.
Desde que subiu para o profissional, Riquelme soma 21 partidas e uma assistência. Na base, destacou-se ao lado de Isaque, vendido ao Shakhtar Donetsk, e foi essencial nas conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil Sub-17.
Com o resultado, o Fluminense chegou a 41 pontos e ocupa o sétimo lugar, encurtando a diferença para o sexto colocado.