O Santos se prepara para enfrentar o Atlético-MG no domingo (14), às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O jogo, aliás, ocorre em meio à fase de ajustes promovida pelo técnico Juan Pablo Vojvoda e à chegada de reforços ao elenco.
Vojvoda poderá contar, por exemplo, com o zagueiro argentino Adonis Frías. Isso porque o reforço já teve seu nome regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e está apto a atuar pelo clube.
Como também não lida com problemas físicos, ele poderá ser relacionado por Vojvoda para o duelo contra o Atlético-MG, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Além de Frías, o meia Victor Hugo e o atacante Lautaro Díaz também estão regularizados e podem estrear contra o Atlético-MG. Por outro lado, o zagueiro Alexis Duarte esteve com a seleção do Paraguai na última Data Fifa, se apresentou ao clube nesta sexta-feira (12), mas ainda não foi registrado.
O Santos também trabalha para anunciar a contratação do atacante Billal Brahimi, que deixou o Nice.
Chegada ao Santos
Anunciado na última semana, Frías vinha treinando normalmente com o elenco e, inclusive, foi testado em diferentes funções na defesa: pelo lado direito, pelo lado esquerdo e como líbero em uma linha de três.
De acordo com o clube, suas características de intensidade e saída de jogo dialogam com a filosofia do treinador. Aliás, ele participou das atividades desde a chegada.
Ao comentar a motivação para vestir a camisa do Santos, Frías citou a tradição do clube e a referência de ídolos. Segundo o zagueiro, essa história influenciou muito sua decisão.
“A história do Santos é incrível e muito conhecida na Argentina, principalmente por jogadores como Pelé e Neymar, e isso dá uma motivação extra. Hoje temos o Neymar aqui e também é uma motivação gigante jogar com esta classe de jogador. Tenho certeza de que foi a decisão correta e estou muito contente”, afirmou.
Carreira do reforço santista
Natural de Florencio Varela, Frías iniciou a carreira no Defensa y Justicia, para onde foi promovido ao time principal em 2016. Pelo clube argentino, conquistou a Copa Sul-Americana de 2020 e a Recopa Sul-Americana de 2021.
Na decisão da Sul-Americana, marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Lanús, garantindo o primeiro título internacional da história do Defensa y Justicia.
Antes de se transferir para o futebol mexicano, o zagueiro também defendeu o Los Andes. Em 2023, foi contratado pelo Club León, do México, em negociação avaliada em 3,7 milhões de euros, e sagrou-se campeão da Liga dos Campeões da Concacaf na mesma temporada. Já a partir de então, acumulou experiência internacional em torneios continentais.