Nesta segunda-feira (15), Pep Guardiola respondeu a perguntas sobre a carreira em entrevista à TNT Sports. O treinador mencionou preferências, citou referências e falou sobre Neymar, camisa 10 do Santos.
Ao longo da carreira, Pep Guardiola dirigiu nomes como Lionel Messi, Xavi, Iniesta, Thomas Müller, Robert Lewandowski, Kevin De Bruyne, Rodri e Erling Haaland. Além disso, sua trajetória como jogador é marcante, com 519 jogos e 29 gols. Pep se aposentou dos gramados em 2006.
Na entrevista, Guardiola foi questionado sobre com qual jogador, de qualquer geração, gostaria de ter atuado, e citou Neymar. Em outro momento, ele disse que gostaria de ter dirigido o camisa 10 revelado no Santos.
Vale recordar, inclusive, que em fevereiro deste ano, em entrevista ao ‘Podpah’, o próprio Neymar revelou ter recebido um convite de Guardiola para atuar pelo Bayern de Munique. Na época, o brasileiro optou por seguir no Barcelona.
Ainda sobre a entrevista de Guardiola à TNT, outros temas foram abordados. Hoje técnico, ele foi perguntado sobre quem considera o maior treinador da história, e escolheu Alex Ferguson: “em termos de títulos, foi o melhor.”
Guardiola também respondeu com quem dividiria uma garrafa de vinho. Ele escolheu Jürgen Klopp, seu principal rival na Inglaterra, com quem fez 30 jogos quando o alemão comandava o Liverpool.
Ao tratar de legado, o técnico do City surpreendeu ao dizer como prefere ser lembrado. “Não quero ser lembrado, eu espero que me esqueçam.”
Os caminhos de Guardiola e Neymar se cruzaram em campo como adversários. Em 2011, o Barcelona venceu o Santos por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes, no Japão. Na ocasião, Neymar reconheceu o domínio do time catalão como “uma aula de futebol”.
Já no comando do Manchester City, Guardiola enfrentou o PSG de Neymar nas semifinais de 2020/21 da Champions, com vitórias por 2 a 1 (em Paris) e 2 a 0 (em Manchester). Na fase de grupos seguinte, houve uma vitória para cada lado: 2 a 0 para o PSG e 2 a 1 para o City.