O Atlético-MG chegou à 24ª rodada do Campeonato Brasileiro em uma situação delicada. Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o empate com o Santos deixou a equipe com 11,3% de risco de rebaixamento.
Com dois pontos desperdiçados dentro de casa, o time agora ocupa a 13ª posição, com 25 pontos – três acima do Vitória, que abre o Z4. Grêmio, que soma a mesma pontuação do Galo, Santos e Vasco, ambos com 23, separam os mineiros da zona de rebaixamento.
Contexto recente no Brasileirão
No domingo (14), o Atlético empatou em 1 a 1 com o Santos, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Igor Gomes marcou para os mineiros, enquanto Tiquinho Soares empatou de pênalti nos minutos finais.
O desempenho abaixo do Galo ficou ainda mais evidente a partir da expulsão de Zé Ivaldo, do Santos. Isso porque o Atlético não conseguiu converter a vantagem numérica em resultado.
Má fase ofensiva
O desempenho recente do setor ofensivo preocupa e dá um contexto mais claro sobre o péssimo momento. Para se ter uma ideia, os atacantes vivem um jejum de um mês sem marcar gols.
Hulk, artilheiro da equipe em 2025 com 16 gols, não balança as redes desde o duelo contra o Godoy Cruz, pela Copa Sul-Americana. Outros nomes como Cuello, Júnior Santos e Rony acumulam longos períodos de seca, sendo que este último não faz gols desde 1º de junho, contra o Ceará, no Brasileirão.
Logística na Copa Sul-Americana
Paralelamente ao Brasileirão, o clube tenta se reencontrar justamente na disputa as quartas de final da Copa Sul-Americana. Os mineiros, inclusive, prepararam um planejamento especial para o confronto.
Para enfrentar o Bolívar, em La Paz, nesta quarta-feira (17), às 19h (horário de Brasília), a diretoria definiu que seria melhor promover uma “parada” antes do destino final. Assim, a delegação viajou inicialmente para Santa Cruz de La Sierra e só seguirá para a capital boliviana no dia da partida, a fim de reduzir os efeitos da altitude de 3.650 metros.
Próximos compromissos
Além do duelo continental, o Atlético ainda tem dois jogos atrasados pelo Campeonato Brasileiro, contra Sport e Fortaleza, que ocupam as últimas posições da tabela.
O primeiro já foi marcado: a equipe mineira enfrentará o Sport no dia 08 de outubro, uma quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Arena MRV.