Comandando o Botafogo desde julho, Davide Ancelotti tem chamado atenção internamente pelo estilo de trabalho adotado no clube. A metodologia do treinador italiano recebeu elogios públicos do zagueiro Alexander Barboza, um dos nomes mais experientes do elenco, que destacou a influência de conceitos trazidos do futebol europeu para o dia a dia do time alvinegro.
Durante entrevista ao canal da jornalista Yara Fantoni, Barboza comentou a admiração pelo treinador e ressaltou a convivência próxima de Davide com o pai, Carlo Ancelotti, no período em que esteve no Real Madrid. O defensor explicou que a vivência do técnico em um dos principais clubes do mundo tem refletido nos treinos realizados atualmente no Botafogo.
“É muito importante. Um técnico de muita experiência, não em si como técnico, mas com tudo o que ele viveu com seu pai no Real Madrid, que, para mim, é o melhor time do mundo. Muitas vezes ele mostra imagens de treinos do Real Madrid e tentamos replicar aqui”, declarou Barboza.
Além da influência europeia, o zagueiro também ressaltou a vocação ofensiva da equipe sob o comando de Davide. Para ele, o estilo de jogo proposto agrada ao elenco, que tem procurado se adaptar às ideias implementadas desde a chegada do técnico. Conforme sua análise, os jogadores estão assimilando os conceitos, apesar das dificuldades enfrentadas no início da temporada.
“Sempre tentamos fazer o que o mister pede. É um técnico que gosta muito de atacar, e nós também. Tem muitos trabalhos muito bons que eu não conhecia. E hoje ele faz tudo aqui. É muito bom”, afirmou o argentino.
Apesar da reformulação do elenco após a temporada passada, Barboza considera que a equipe vem demonstrando evolução. Segundo ele, o processo de adaptação aos novos atletas ainda está em andamento, mas o desempenho recente indica que o time caminha na direção correta.
“Jogadores novos chegaram e há a adaptação, vamos nos conhecendo. É um período também, é um processo que tem que ser respeitado. No começo do ano foi difícil. Mas agora acho que a gente está pelo caminho certo”, avaliou o defensor.
Até o momento, sob o comando de Davide Ancelotti, o Botafogo disputou 17 partidas, somando oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. No percurso, o time acabou eliminado nas oitavas de final da Libertadores para a LDU e nas quartas de final da Copa do Brasil diante do Vasco.
Atualmente, o clube ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com 39 pontos, e busca uma vaga no G-4. O próximo desafio será contra o Grêmio, em jogo atrasado da 16ª rodada, marcado para quarta-feira (24 de setembro), às 19h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.