Nesta quarta-feira (01 de outubro), Carlo Ancelotti anunciou os 26 convocados da seleção brasileira. Os amistosos serão contra Coreia do Sul e Japão, na Ásia, pela Data Fifa de outubro.
Uma das novidades é o centroavante Igor Jesus, atualmente no Nottingham Forest. Ele tem 24 anos, nasceu em Cuiabá e foi revelado pelo Coritiba. Foi chamado quatro vezes em outubro e novembro de 2024 por Dorival Júnior e marcou um gol na vitória por 2 a 1 sobre o Chile.
O jogador foi observado pelo treinador italiano, que também avalia outras opções para a posição.
“O Igor Jesus é um atacante que tem características bem diferentes, acredito que a seleção, em uma competição como a Copa do Mundo, precisa de um centroavante com essa característica, forte na área, de cabeça, que luta muito”.
“Vi o jogo do Igor Jesus contra o Betis, gostei muito do jogo. Por isso eu o chamei. Acho que o time nacional tem que ter perfis diferentes de jogadores, pode ser Kaio Jorge, do Cruzeiro, Pedro, do Flamengo. As vezes você, quando tem muito controle do jogo, tem que ter um atacante com essa característica”.
O atacante chegou ao Coritiba em 2014, aos 13 anos, e estreou nos profissionais em 2019, aos 18. Fez sete gols em 57 jogos e foi vendido ao Al Ahli por 2 milhões de euros, segundo o Transfermarkt.de. Após destaque no Botafogo em 2024 e 2025, o Nottingham Forest pagou 19 milhões de euros. Ele soma quatro gols em sete jogos na temporada 2025/26 e marcou dois contra o Betis na Europa League.
Ao detalhar critérios logísticos e médicos para esta lista, Ancelotti citou a preferência por atletas que atuam na Europa.
“Privilegiamos os jogadores que estarão na Europa, pois a viagem é mais curta. Também por fuso horário. Obviamente não é uma lista definitiva, mas acho que muitos deles estarão na Copa. É uma lista que conta também com as lesões dos últimos dias, mas é uma oportunidade desses jogadores mostrarem suas qualidades.”
Além de Igor Jesus, os atacantes chamados foram Estêvão, Gabriel Martinelli, Luiz Henrique, Matheus Cunha, Richarlison, Rodrygo e Vinicius Jr.
A partida contra os sul-coreanos será em Seul no dia 10 de outubro, às 8 horas (horário de Brasília). Depois, o Brasil enfrenta o Japão, em Tóquio, no dia 14, às 7 horas e 30 minutos (horário de Brasília). A apresentação do grupo começará no dia 6 de outubro, na Coreia do Sul.