André Rizek afirmou nesta quarta-feira (08 de outubro) que o Cruzeiro dificilmente será campeão brasileiro. O jornalista analisou a atual situação da tabela, onde o time é terceiro, com 52 pontos; Palmeiras e Flamengo têm 55. A análise foi publicada em vídeo no ‘ge’.
Na rodada anterior, o Cruzeiro empatou com o Sport por 1 a 1, no Mineirão, no domingo (05 de outubro). Para Rizek, os pontos desperdiçados contra equipes da parte de baixo da tabela comprometem o resultado final. Ao todo, a Raposa perdeu oito pontos em casa nesse cenário. Por outro lado, o desempenho diante equipes do G8 é bem positivo, com 11 jogos de invencibilidade, oito vitórias e três empates, um aproveitamento de 81,8%.
O jornalista resumiu a tese ao justificar a descrença no título. “Não foi só por causa do jogo com o Sport, mas de jogos como teve domingo, que o Cruzeiro dificilmente vai ser campeão brasileiro. O Cruzeiro tem um desempenho absurdo contra os melhores times do campeonato. Se fosse contra os oito, seria campeão, mas o campeonato tem 20 clubes.”
Ele reforçou os tropeços contra adversários da zona inferior e apontou desperdícios.
“E quando enfrenta times da parte de baixo, misteriosamente, não vai tão bem. Perdeu oito pontos em casa. O que tem comum nesses jogos? O Cruzeiro cria muito volume, tem muitas chances, não mata o jogo e deixa times muito mais fracos aprontarem”.
Entre as equipes mais bem colocadas, a Raposa venceu Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Mirassol, Fluminense e Bahia (duas vezes). No returno, empatou com São Paulo, Flamengo e Mirassol.
O apresentador também ofereceu leitura tática e psicológica para a oscilação.
“Podemos especular razões táticas. O Cruzeiro é um time muito bom de contra-ataque. Então quando joga contra times que atacam ele, naturalmente esses times deixam mais espaço e o Cruzeiro castiga essas equipes. Mas também tem o nível de concentração. Acho que quando enfrenta esses times mais parrudos, entra com a faca nos dentes. Mas quando está nas condições de favorito, relaxa, perde gols. Acha que vai ganhar a qualquer momento. E ele esquece que está na briga contra times mais fortes”.
Por fim, recorreu a uma imagem literária para definir a equipe. “É por isso que o Cruzeiro, que está fazendo um campeonato muito acima das expectativas, dificilmente será campeão. Porque é o Robin Hood do futebol brasileiro, tira ponto dos ricos e dá ponto para os pobres”.
O Cruzeiro soma 52 pontos em 27 partidas e está em terceiro. O empate com o lanterna Sport ocorreu no domingo (05 de outubro). As derrotas para Ceará e Santos foram citadas por Rizek. O próximo jogo será contra o Atlético, na quarta-feira (15 de outubro), na Arena MRV, pela 28ª rodada.