O Flamengo venceu o Corinthians por 2 a 1, de virada, na noite de domingo (28), na Neo Química Arena, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro. O triunfo foi construído com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, após o time sair atrás com gol de Yuri Alberto.
A atuação do segundo tempo, especialmente após ajustes promovidos por Filipe Luís, foi decisiva para a recuperação da equipe no confronto válido pela 25ª rodada. Na coletiva, o técnico foi inclusive questionado pela mudança de postura do time.
Primeira etapa com dificuldades
Durante os primeiros 30 minutos, o Rubro-Negro encontrou dificuldades para lidar com a intensidade corintiana, que se utilizou de bolas longas e soube explorar as costas da defesa flamenguista. O próprio técnico reconheceu a falha na organização defensiva.
“Não controlamos a profundidade e foi o que eles exploraram com bola nas costas da nossa linha defensiva. Fomos mal nesses primeiros 30 minutos”, avaliou Filipe Luís.
Ainda na etapa inicial, Yuri Alberto teve chance de abrir o placar em cobrança de pênalti, mas Rossi fez a defesa. A partir desse momento, o Flamengo conseguiu reorganizar sua postura, passou a controlar melhor os espaços e encerrou o primeiro tempo com desempenho superior ao do início.
Reação no segundo tempo
Logo no início da etapa final, o Corinthians marcou com Yuri Alberto. O Flamengo, no entanto, reagiu rapidamente com seu camisa 10. Carrascal, em noite inspirada, encontrou Arrascaeta, que empatou com categoria.
Segundo Filipe, mesmo após o gol sofrido, a postura do time já havia mudado: “Já se via outro tipo de postura dos jogadores. Teríamos nossas chances e conseguimos vencer esse jogo difícil depois do jogo da Libertadores, de duas viagens. Vitória fantástica”.
A virada veio nos minutos finais. Luiz Araújo, que havia acabado de entrar, recebeu passe novamente de Carrascal e definiu o placar. Filipe, aliás, comemorou de forma efusiva no gramado.
Destaque para Carrascal
Com atuação decisiva, Carrascal foi o principal nome do setor ofensivo do Flamengo. Utilizado pela ponta direita, o colombiano deu as assistências para os dois gols da equipe e participou de forma ativa na construção das jogadas.
“Ele entendeu bem. Que jogador. Impressionante o jogo que ele fez. Dá uma soltura para a equipe, limpa as jogadas, tem uma visão de jogo, se conecta com os companheiros. Ainda deu duas assistências”, declarou Filipe Luís, ao elogiar a performance do atleta.
Além das assistências, Carrascal foi o jogador do Flamengo com mais faltas sofridas (4) e desarmes (4), e o terceiro com mais passes certos na partida.
Situação na tabela e próximo desafio
Com o resultado, o Flamengo chegou a 54 pontos e se isolou na liderança da competição. O próximo compromisso da equipe será na quinta-feira (02), às 20h30, contra o Cruzeiro, no Maracanã. O adversário ocupa a vice-liderança e está a quatro pontos de distância.