José Mourinho estreou no Benfica com vitória por 3 a 0 sobre o AVS, no sábado (20 de setembro), e exaltou o capitão Nicolás Otamendi. O técnico destacou a liderança do zagueiro de 37 anos, campeão do mundo em 2022 e das Copas América de 2021 e 2024.
Ex-Atlético-MG, Otamendi chegou ao Benfica para disputar a temporada 2020/21, e soma mais de 200 jogos. Na avaliação do treinador, a presença do atleta dá referência a um elenco majoritariamente jovem. Ele frisou esse papel.
“Esta é uma equipe de jovens com um homem que é campeão do mundo, carregado de experiência do mais alto nível, que é o capitão”.
Em seguida, Mourinho comparou a simbologia da braçadeira em outros clubes com o que observa no Benfica, ao ressaltar a liderança exercida pelo argentino.
“Há clubes nos quais o capitão leva a braçadeira, mas verdadeiramente não o é. Já tive em clubes nos quais a braçadeira não estava no braço certo. Há clubes nos quais a braçadeira fica no braço de quem tem mais jogos, ou de jogadores da nacionalidade do próprio clube. Aqui, neste caso, a braçadeira está no braço de alguém que é verdadeiramente capitão e se assume como tal”.
Entretanto, o defensor acumula passagens por Vélez Sarsfield, Porto, Atlético, Valencia e Manchester City.
No Brasil, Otamendi atuou por empréstimo no Atlético-MG, em fevereiro de 2014. O atleta disputou apenas 19 partidas e marcou um gol.