A vitória do Bahia por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no domingo (28), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcada não apenas pelo gol de Ademir, mas também pelas declarações de Rogério Ceni direcionadas a Abel Ferreira.
O técnico da equipe baiana respondeu publicamente às críticas do português sobre as condições do gramado da Arena Fonte Nova, além de alfinetar o estilo de jogo adotado pelo adversário.
Durante a coletiva após a partida, Ceni minimizou os argumentos do comandante palmeirense sobre o estado do campo. Para ele, o gramado irregular prejudicou mais o Bahia do que o Palmeiras.
“Acho que a cor (do gramado) estava muito feia. Para o Palmeiras, é melhor gramado ruim porque só fazem ligação direta, quase. A característica de jogo deles é Weverton-Flaco-Vitor Roque. A gente se prejudica mais porque joga desde trás no chão. Também gostaríamos que o gramado tivesse em melhor condição, mas acho que atrapalhou mais para nós”, disse.
A discussão ganhou ainda mais peso quando Rogério comentou as reclamações sobre lesões sofridas por atletas do Palmeiras durante o confronto. Lucas Evangelista e Piquerez deixaram o jogo com problemas musculares, o que foi associado pela comissão técnica alviverde ao gramado.
Ceni, contudo, contestou essa justificativa. “Sobre lesão, me desculpa, mas para quem joga em gramado sintético reclamar de lesão em gramado natural, aí fica feio. Não é o ideal? Concordo. Mas lesão muscular na conta do gramado é demais”.
Vitória do Bahia
A partida, em si, foi de poucas oportunidades, marcada por muita disputa e equilíbrio. O único gol saiu já na segunda etapa, quando o goleiro Ronaldo fez um lançamento longo para Ademir, que havia acabado de entrar em campo.
O atacante avançou com velocidade, driblou o marcador e finalizou com precisão para garantir o triunfo tricolor. “É uma bola objetiva, e ele [Ronaldo] tem o principal velocista (Ademir) fresco, tinha acabado de entrar, mas reposição muito boa, ponto futuro. O restante é o Ademir que faz o gol, jogada individual. Mérito dos dois. Gol que nos ajuda muito”.
Sequência na tabela
O treinador do Bahia também projetou os desafios da sequência do campeonato, destacando a importância da postura exibida diante do Palmeiras. A equipe enfrentará Botafogo e Flamengo nas próximas rodadas, confrontos diretos na tabela.
“Se nós competirmos dessa maneira, se jogarmos com desejo de vencer, se tivermos energia… Vamos ver com calma, duelo direto, 40 a 40 (pontos). Independentemente disso, é confronto que vale posição, e esperamos que isso sirva como impulso o triunfo de hoje para enfrentar o Botafogo”.
Com o resultado, o Bahia se mantém na disputa por posições na parte de cima da tabela e ganha confiança para os próximos compromissos.