Hugo Souza estreou pela Seleção Brasileira nesta terça-feira (14), em amistoso contra o Japão, realizado no Estádio Nacional de Tóquio. O goleiro do Corinthians foi titular na derrota por 3 a 2, em um jogo marcado por virada japonesa e falhas defensivas do Brasil.
A atuação de Hugo gerou reações nas redes sociais, especialmente após o terceiro gol do Japão, marcado de cabeça por Rueda após cobrança de escanteio. Internautas questionaram a postura do goleiro na jogada. Apesar disso, o comentarista Fábio Sormani saiu em sua defesa:
“Alisson está há DEZ anos na seleção e enterrou o Brasil em DUAS Copas do Mundo. Ganhou apenas UM título: Copa América-19. Hugo Souza joga UMA partida, falha em UM gol e as ‘alisetes’ querem sacrificar o goleiro corintiano cegados por conta da veneração. Vão dormir!”, escreveu no X.
Hugo entrou para a história com uma marca indesejada: tornou-se o primeiro goleiro a sofrer três gols em uma estreia pela Seleção desde 1990. O último a registrar feito semelhante foi Velloso, que levou três da Espanha em um amistoso realizado naquele ano.
Representante do Corinthians na Seleção após mais de 20 anos
O arqueiro também quebrou um jejum de 23 anos sem goleiros do Corinthians defendendo a Seleção. O último havia sido Dida, em fevereiro de 2002. Além disso, Hugo é o primeiro jogador do clube paulista a ser convocado desde março de 2023, quando Yuri Alberto enfrentou Marrocos.
Convocado pela primeira vez, Hugo ficou no banco de reservas na vitória sobre a Coreia do Sul e foi titular diante do Japão, após os testes promovidos pela comissão técnica comandada por Carlo Ancelotti.
Impacto no Corinthians
O retorno de Hugo ao Brasil não será imediato nos treinos do Corinthians. Além da longa viagem, o goleiro está suspenso da próxima partida após receber o terceiro cartão amarelo contra o Mirassol. Com isso, está fora do clássico contra o Santos, nesta quarta-feira (16), na Vila Belmiro.
O técnico Dorival Júnior também não contará com Félix Torres e Ángel Romero, ainda em serviço por suas seleções. Memphis Depay, por outro lado, já está em solo brasileiro e deve ser opção no banco de reservas.
Detalhes do amistoso Brasil x Japão
A Seleção Brasileira começou melhor e abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Aos 25 minutos, Paulo Henrique recebeu passe de Bruno Guimarães e finalizou com precisão. Seis minutos depois, Gabriel Martinelli aproveitou assistência de Lucas Paquetá e ampliou.
O Japão reagiu logo no início da segunda etapa. Aos seis minutos, Minamino aproveitou falha de Casemiro e Fabrício Bruno e descontou. O empate veio com um gol contra do zagueiro brasileiro. A virada foi consolidada por Rueda, aos 26 minutos, de cabeça, após cobrança de escanteio.