A derrota do Fluminense por 2 a 1 para o Mirassol, na noite de quarta-feira (8), pelo Brasileirão, foi marcada por forte contestação à arbitragem. O principal motivo de insatisfação foi o gol anulado de Lucho Acosta, ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava empatado em 0 a 0.
O lance foi revertido após intervenção do VAR, que identificou uma suposta falta de Canobbio na origem da jogada. Uma interpretação, aliás, questionada pelo técnico Zubeldía.
Rodrigo José Pereira de Lima validou inicialmente o gol carioca, mas voltou atrás após revisar o lance no monitor. Na jogada, Canobbio dividiu bola com Danielzinho, que caiu sem reclamar. O Flu recuperou a posse, e Acosta finalizou para o gol.
Na transmissão oficial, o comentarista Eric Faria questionou a decisão: “Esse tipo de lance tem que deixar o jogo seguir. Isso impactou no resultado do jogo, era um gol do Fluminense antes do gol do Mirassol. A questão da justiça já fica meio nublada para mim nesse momento”.
Treinador critica influência externa e falta de critério
Luis Zubeldía foi enfático ao afirmar que decisões recentes da arbitragem em outros jogos influenciaram a atuação da equipe de campo em Mirassol. Para ele, o episódio do clássico paulista entre São Paulo e Palmeiras, ocorrido no fim de semana anterior, teve peso na postura do VAR:
“O VAR só chamou hoje por causa do que aconteceu no clássico entre São Paulo e Palmeiras, quando reclamaram que o árbitro não foi chamado. Acredito que o VAR chamou para se resguardar”, e completou:
“O árbitro não conseguiu interpretar que o jogador já estava caindo, que já havia pisado na bola. E isso é grave. Muito grave. Porque mostra que eles não estão seguros, estão sob pressão, sem usar o bom senso”.
Ainda na coletiva, o treinador destacou que as más decisões vêm prejudicando o andamento dos jogos e questionou a capacidade dos árbitros:
“Evidentemente os árbitros não estão conseguindo tomar boas decisões. Não sei se é por pressão, se é por falta de capacidade, se é por acaso. Mas é claro que estão em uma fase totalmente negativa e, definitivamente, os árbitros estão tomando decisões equivocadas que acabam condicionando o andamento do jogo”, pontuou.
Situação do Fluminense
Com o resultado, o Tricolor permaneceu na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos. A equipe volta a campo na quinta-feira (16), às 21h30, contra o Juventude, no Maracanã.