Carlo Ancelotti traçou, nesta segunda-feira (13), em Tóquio, os próximos passos da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. O treinador indicou que pretende utilizar amistosos restantes de 2025 para finalizar observações e, até março do próximo ano, apresentar uma convocação praticamente fechada.
A projeção foi feita durante entrevista coletiva na véspera do amistoso contra o Japão, marcado para terça-feira (14), às 07h30 (horário de Brasília).
A decisão visa conciliar duas frentes: a avaliação de novos nomes até novembro e a consolidação de uma base competitiva para os duelos com seleções europeias, entre elas a França, previstos para a Data Fifa de março.
“Temos que ver qual é a melhor estratégia pra nós. É um momento, até a Data Fifa de novembro, onde podemos experimentar algumas coisas, dar mais oportunidades a outros jogadores. A Data Fifa de março pode ser a lista que vai jogar a Copa do Mundo”, e completou:
“Temos que manejar essas duas coisas. Um time que pouco a pouco vai estar mais definido com outros jogadores que queremos ver como incorpora no jogo”.
Concorrência interna e variações táticas
O técnico destacou que não há titulares absolutos na Seleção. Para ele, a disputa por posição é saudável e importante para manter a motivação do grupo. Além disso, ressaltou a importância de testar diferentes esquemas táticos, com o objetivo de adaptar a equipe a distintos cenários de jogo.
“Os jogadores que estão aqui estão com motivação. Um pouco de concorrência no time é bom para a motivação de cada jogador. Estou convencido que o time não pode jogar só de uma maneira. Tem que jogar com diferentes sistemas, porque temos a qualidade individual para fazer isso”.
“Jogo bonito” passa pelo coletivo
Ancelotti também abordou a tradicional expectativa de um futebol vistoso por parte da torcida brasileira. Para o treinador, jogar bonito vai além da posse de bola e das jogadas plásticas, mas passa também pelo desempenho sem a bola.
“O futebol bonito é, obviamente, a qualidade individual que todo jogador do Brasil tem. Mas o compromisso coletivo também é jogo bonito. Jogo bonito não é só com bola. Jogo bonito também é sem a bola, porque é um aspecto muito importante do jogo”.
Além do compromisso desta terça, a Seleção ainda tem mais dois amistosos previstos até o fim do ano. A partir de março, os testes devem se concentrar em adversários europeus. A última oportunidade de convocação antes do Mundial ocorrerá entre 1º e 9 de junho de 2026, já às vésperas da estreia no torneio, marcada para o dia 11 de junho.
