O meia uruguaio Arrascaeta atingiu a temporada mais goleadora de sua carreira ao marcar na vitória do Flamengo sobre o Corinthians, no domingo (28), pela 25ª rodada do Brasileirão. Agora, além de maior campeão da história do clube ainda ostenta números inéditos pessoais da passagem.
O gol na Neo Química Arena levou o camisa 10 aos 19 tentos em 2025, superando a marca de 2019, quando balançou as redes 18 vezes.
Comparação com 2019
Em sua primeira temporada pelo Flamengo, Arrascaeta disputou 52 partidas e somou 18 gols, além de 19 assistências, com média de 0,7 participação em gol por jogo. Já em 2025, são 47 jogos, 19 tentos e 13 passes para os companheiros.
“2019 foi mágico. Passamos por essas coisas. Nós ganhávamos e se fortalecia mesmo jogando mal. Saber que quando não está encaixando, todo mundo corre até encaixar. Tinha jogadores de muita qualidade que fizeram a diferença. Foi mais um jogo desse (contra o Corinthians)”, disse o uruguaio após a partida.
Evolução técnica e mudança de função
Segundo o comentarista Rodrigo Mattos, o desempenho atual de Arrascaeta vai além dos números. Ele destacou que o meia mudou sua forma de atuar em relação a 2019.
“O desempenho do Arrascaeta é superior ao de 2019. Por que é superior? Porque também ele tem função totalmente diferente de 2019. Hoje ele é um ponta de lança do lado do atacante. Ele está muito mais na área do que estava naquela época”, analisou.
Mattos ainda apontou a evolução no recurso da finalização de média distância: “Ele desenvolveu esse chute colocado da entrada da área, uma batida rápida e precisa que lembra uma tacada de sinuca. Ele já fez vários gols assim”.
Participações diretas e números no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, Arrascaeta soma 14 gols e 10 assistências, sendo líder de participações ofensivas no Flamengo em 2025. Apenas nos últimos dez jogos, foram seis gols e quatro passes decisivos.
Com 337 partidas pelo clube desde 2019, o meia acumula 92 gols e 106 assistências. Ele também é, ao lado de Bruno Henrique, o jogador com mais títulos na história do Flamengo, com 15 conquistas, incluindo duas Libertadores.
Renovação em pauta
Apesar da fase artilheira, a renovação contratual ainda é uma questão pendente. Arrascaeta tem vínculo até dezembro de 2026, mas já manifestou interesse em estendê-lo até 2028. A diretoria rubro-negra estuda resolver a situação ainda neste semestre.