O Barcelona intensificou os esforços para contratar Julián Álvarez, do Atlético de Madrid, para a próxima temporada europeia. O argentino é considerado uma das principais metas do presidente Joan Laporta e do técnico Hansi Flick, que veem no jogador uma possível reposição para Lewandowski.
Como parte da estratégia, segundo informações do portal elGOLdigital, o Barcelona estuda uma troca envolvendo Lewandowski para viabilizar a chegada de Álvarez. A ideia é reduzir os altos custos da transferência oferecendo o atacante polonês, de 37 anos, como moeda de troca.
O centroavante tem contrato com o clube catalão até meados de 2026 e soma quatro gols em oito partidas na temporada 2025/26.
O Atlético de Madrid, porém, ainda não demonstrou interesse na proposta, e prioriza manter Julián Álvarez em seu elenco. O argentino tem contrato válido até 2030 e uma cláusula de rescisão estipulada em 500 milhões de euros.
Para liberá-lo, os Colchoneros exigiriam, no mínimo, 200 milhões de euros — cifra considerada proibitiva para o Barcelona no atual contexto financeiro.
Números reforçam valorização de Álvarez
Desde sua chegada ao Atlético, na temporada passada, Julián Álvarez tem mostrado consistência e crescimento. Em 65 partidas, o atacante participou diretamente de 47 gols, sendo 29 marcados por ele.
Na atual temporada, já soma sete gols e três assistências em oito jogos — com destaque para as últimas três rodadas, quando balançou as redes sete vezes.
Declaração pública do jogador
Após a vitória sobre o Eintracht Frankfurt, pela Champions League, Julián foi questionado sobre os rumores da possível transferência. O camisa 9 tratou de minimizar as especulações e reiterou seu foco no atual clube.
“Estou tranquilo. Sempre falam a respeito. Ano passado disseram as mesmas coisas que estão dizendo atualmente sobre a minha saída. […] A temporada está apenas começando e meu foco é melhorar a cada dia, dar o meu melhor pelo clube, ajudar meus companheiros e vencer aqui”, afirmou o atacante.
Cenário incerto, mas persistente
Mesmo diante da resistência do Atlético e do alto valor exigido, o clube catalão ainda estuda formas de concretizar a contratação. A possível saída de Lewandowski, que também é especulado no Milan, poderia abrir espaço no elenco e na folha salarial.
A janela de transferências para a temporada 2026 ainda está distante, mas os bastidores do futebol europeu já se movimentam. O futuro de Julián Álvarez seguirá sendo um dos principais temas no mercado até que uma definição oficial seja tomada.