O atacante Vitinho foi submetido na segunda-feira (06) a uma artroscopia no joelho direito para correção de uma lesão no menisco medial, sofrida no segundo tempo da vitória do Corinthians sobre o Mirassol, no último sábado (04).
O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, pelos médicos André Maurício Freitas e Erick Murata. Agora, o jogador permanecerá em repouso até quarta-feira (08) para iniciar o processo de reabilitação com o departamento de fisioterapia do clube, no CT Dr. Joaquim Grava.
Como é habitual, o Corinthians não divulgou prazo oficial para o retorno do atleta aos gramados. De acordo com o ortopedista Adriano Leonardi, o tempo de recuperação de uma lesão do menisco medial varia de seis a doze semanas, dependendo da extensão da lesão e do tipo de procedimento adotado.
Ele explicou que “se há a retirada de uma parte do menisco, a chamada meniscectomia, o retorno é mais rápido do que no caso da sutura (reconstrução) do menisco”.
Detalhes da lesão
Vitinho, contratado na última janela de transferências, entrou aos 16 minutos do segundo tempo na partida contra o Mirassol, no lugar de Gui Negão. O atacante participou diretamente do segundo gol da equipe ao cruzar para Yuri Alberto marcar, aos 26′.
Contudo, aos 33, em disputa de bola com Daniel Borges, o jogador caiu no gramado sentindo fortes dores no joelho direito e precisou sair de maca, sendo substituído por Ryan.
A fisioterapeuta esportiva Vandressa Lindemann, especialista pela Sonafe Brasil, explicou ao Lance! que o menisco medial “é uma cartilagem em formato de C, localizada na parte interna do joelho, entre o fêmur e a tíbia. Ele funciona como amortecedor, ajudando a absorver impactos e estabilizar a articulação”.
Ainda segundo a profissional, “a artroscopia é minimamente invasiva, feita por pequenas incisões, que permite diagnosticar e tratar a lesão. Ela é indicada quando há dor persistente, bloqueio do joelho ou limitação de movimento”.
Durante a reabilitação, o uso de muletas e a restrição de movimentos como agachamentos profundos são medidas fundamentais para garantir a cicatrização adequada.
Em casos de meniscectomia total, há risco de desgaste da cartilagem e desenvolvimento de artrose a longo prazo, motivo pelo qual médicos priorizam a preservação do menisco sempre que possível.
Situação do elenco corintiano
Com a lesão de Vitinho, o técnico Dorival Júnior perde mais uma opção ofensiva. O atacante se soma à lista de desfalques que já inclui André Ramalho, Charles, André Carrillo e Rodrigo Garro, todos entregues ao departamento médico.
Assim, o setor de ataque do Corinthians passa a contar com Yuri Alberto, Gui Negão, Memphis Depay, Kayke, Dieguinho e Talles Magno.