A reformulação nas categorias de base do Corinthians teve mais um capítulo confirmado na terça-feira (16 de setembro), com o desligamento do atacante Kaio Vasconcellos. O jovem de 20 anos foi contratado durante a gestão de Augusto Melo e teve seu vínculo rescindido em comum acordo com o clube.
Kaio foi a sexta contratação feita no período em que Augusto Melo comandou o departamento de base, entre janeiro de 2024 e maio de 2025. Na ocasião, o setor era estruturado por Claudinei Alves (diretor-geral), além dos coordenadores Batata e Chicão, e os dirigentes Valmir Costa, Claudinei Muza e Alex Brasil.
Entretanto, com a mudança no comando administrativo, o cenário passou por alterações significativas. Desde que Osmar Stabile assumiu a presidência — primeiro de forma interina e, depois, eleito para um mandato tampão até dezembro de 2026 — o clube passou a revisar contratos e promover cortes. Ao todo, 42 atletas deixaram as categorias de base, sendo 26 apenas dos times Sub-17 e Sub-20.
A saída de Kaio Vasconcellos ocorre dentro desse contexto. O contrato do atleta se encerraria em dezembro de 2025, mas, como ele não teria mais idade para atuar em competições de base a partir de 2026, a diretoria optou por antecipar sua liberação.
A decisão segue a política da atual gestão de priorizar rescisões amigáveis com jogadores que não envolvam pagamento de multas.
Em pouco mais de um ano no Parque São Jorge, Kaio disputou apenas uma partida oficial pelo clube. Ele atuou por 45 minutos no empate sem gols contra o São Caetano, em abril de 2024, pelo Campeonato Paulista Sub-20. Na ocasião, entrou no segundo tempo substituindo o atacante Juninho.