Uma confusão generalizada no setor norte do Maracanã atrasou o reinício para o segundo tempo do empate em 1 a 1 entre Fluminense e Lanús, pela Sul-Americana. A partida ficou cerca de 20 minutos paralisada enquanto argentinos e policiais se confrontavam.
O tumulto começou no intervalo, no setor Norte dos visitantes, e paralisou a partida por cerca de 20 minutos; jogadores do Lanús foram até a arquibancada e se recusavam a voltar pro campo, enquanto reservas também demonstravam preocupação.
Isso porque familiares de membros da delegação argentina, incluindo jogadores, estavam no setor. Com a confusão, muitos atletas demonstraram preocupação com a integridade das pessoas próximas e também, claro, com seus torcedores.
Críticas à postura no Maracanã
As críticas ao ocorrido, porém, não se limitaram apenas aos argentinos e a polícia. Nesta quarta-feira (24), João Barreto, da CazéTV, desabafou no Instagram sobre a postura da torcida tricolor em meio ao caos.
“Confusão entre a polícia e a torcida do Lanús: cena bem feia, muita gente machucada… Enquanto isso, a torcida do Fluminense gritava “uh, vai morrer!”. Isso faz parte da cultura do futebol, é ensinado desde pequeno, faz parte do torcer, não exclusivo de nenhuma torcida ou país e triste para c*******”, iniciou.
Além disso, ele disse não ver movimento de mudança e citou episódios nas categorias de base.
“Não vejo um movimento de contracultura forte o bastante para rever a forma como a gente cultua o futebol. Na base que era moldar o futuro, o que acontece é até pior. Os pais tão saindo na mão entre sí, ameaçando juiz de morte em jogo de criança de dez anos de idade, que vão crescer e reproduzir (o comportamento). Eu amo o futebol e desprezo como ele é tratado hoje”, lamentou.
Comunicado dos agentes
A Polícia Militar divulgou nota sobre a ação pouco depois do ocorrido. Além disso, registrou depredação no setor Norte.
“[…] Policiais do Bepe precisaram intervir em uma briga entre torcedores do time visitante. Houve depredação de cadeiras do estádio, sendo necessário o uso de técnicas e tecnologias de menor potencial ofensivo para o restabelecimento da ordem. Nesta ação, um dos policiais foi agredido e um torcedor capturado e conduzido ao JETGE. Ocorrência em andamento”.