O atacante Gabriel Veneno, de 16 anos, foi relacionado para o clássico contra o Cruzeiro, que será disputado nesta quarta-feira (15), às 21h30, na Arena MRV. Ele integra o grupo de opções do técnico Jorge Sampaoli para o confronto.
Considerado uma das maiores revelações recentes do clube mineiro, Veneno também foi abordado por torcedores do Atlético na saída do último treino na Cidade do Galo, na terça-feira (14). A jovem promessa atendeu aos pedidos e distribuiu autógrafos, além de ter posado para fotos com os presentes.
Gabriel nasceu em julho de 2009, na cidade de Ilhéus, na Bahia. Iniciou a carreira em escolinhas locais e passou pelas divisões de base do Vitória e do Santos antes de chegar ao Atlético. Sua trajetória na base se destacou em torneios como o Campeonato Mineiro Sub-15 e o Coffee Tournament da mesma categoria.
Em 2025, Veneno firmou seu primeiro contrato profissional com o Atlético. O vínculo passou a vigorar em 16 de julho, data em que completou 16 anos. A multa rescisória estipulada para clubes do exterior é de 60 milhões de euros — aproximadamente R$ 387,6 milhões na cotação atual.
Experiência em clássicos e presença na Seleção
O atacante já teve experiência em clássicos estaduais nas categorias de base. Em 16 de agosto, ele esteve em campo na vitória do Atlético por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, pela 13ª rodada do Campeonato Mineiro Sub-17.
Embora não tenha marcado gols naquela ocasião, chamou atenção com dribles e jogadas individuais, que foram compiladas em vídeo e publicadas em seu perfil pessoal com a legenda: “Sempre bom deitar em um clássico!!”
Gabriel também vestiu a camisa da Seleção Brasileira Sub-15 na Copa 2 de Julho. Posteriormente, foi convocado para a equipe Sub-17, integrando o elenco ao lado de outros atletas do Atlético, como Arthur Gomide, Samuca Almeida e Guilherme Vieira.
Interesse do mercado internacional
O desempenho de Veneno já desperta atenção fora do Brasil. Clubes como Arsenal e Chelsea monitoram de perto o desenvolvimento do jovem atacante. Entretanto, qualquer negociação só poderá ocorrer a partir de julho de 2027, quando o jogador completar 18 anos, conforme determina o regulamento da Fifa.