A derrota do Botafogo para o São Paulo, por 1 a 0 no último domingo (14), no Morumbis, ultrapassou fronteiras e ganhou repercussão internacional. Mas não por elogios, ao contrário que se vislumbrou. O jornal espanhol AS, por exemplo, não poupou o técnico alvinegro das críticas.
A publicação assinada por Simón Escudero leva o título de “Davide Ancelotti se mete em encrenca” e já diz muito sobre o teor. Para o jornalista, o novo revés vai resultar em um cenário maior de pressão sob seu trabalho, que divide responsabilidade com o planejamento de John Textor.
“Cada vez mais difícil [o cenário] após somar mais uma derrota à sua conta pessoal”, dizia um trecho. É como se, na visão do veículo, o treinador tivesse deixando a sombra dos erros de Textor e acumulando saldos negativos próprios.
Mexidas ampliam questionamento
Os espanhóis destacaram ainda mudanças profundas na escalação e problemas de organização. Além disso, apontaram inconsistência, falta de ritmo e fragilidade defensiva na equipe.
O AS tampouco poupou o goleiro Neto, velho conhecido do futebol espanhol, de suas críticas. O arqueiro falhou pelo segundo jogo consecutivo e ainda saiu lesionado.
Mas o foco mesmo ficou em Davide, que viu seu time terminar o primeiro tempo sem uma finalização sequer.
“Com sete mudanças na escalação titular em relação à partida contra o Vasco da Gama , o Fogão se mostrou inconsistente, sem ritmo e muito fraco na defesa, apesar de ter escalado três volantes: Barboza, Alex Telles e Marlon Freitas”, dizia outro trecho.
Balanço de Davide Ancelotti
O balanço do trabalho recente também foi mencionado. Com 15 partidas sob comando de Davide, o Glorioso atingiu sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Entretanto, apesar das críticas, o texto afirma que o cenário ainda pode mudar. Isso porque o treinador ainda não definiu um time titular.
“A derrota para o São Paulo agrava ainda mais a situação de Davide Ancelotti no Botafogo. Após a eliminação na Copa do Rei e a difícil situação no Brasileirão, atualmente fora das vagas da Libertadores, ele está na corda bamba”, completou.
Jogo atrasado do Botafogo
O Glorioso retorna aos gramados nesta quarta-feira (17), às 19h30, para cumprir o jogo atrasado da 12ª rodada contra o Mirassol. A partida está marcada para o Nilton Santos e vale como ‘confronto direto’ pelo G6.
O clube soma 35 pontos e ocupa o sexto lugar; os paulistas têm 38 e estão em quarto.