Após a derrota por 3 a 0 para o Flamengo, na quarta-feira (15 de outubro), no Nilton Santos, a pressão sobre Davide Ancelotti cresceu. Mesmo assim, o Botafogo não cogita mudança de técnico no momento.
Internamente, dirigentes mantêm confiança no trabalho e atribuem a instabilidade à sequência de desfalques, segundo a ‘ESPN’. O clube informa 12 jogadores fora, entre eles, seis titulares: Bastos, Kaio Pantaleão, Álvaro Montoro, Alex Telles, Vitinho e Danilo.
Em coletiva após o clássico, o técnico comentou a pressão e afirmou que a decisão sobre uma eventual interrupção do trabalho não passa por ele. “Se tenho medo de ser mandado embora, não posso controlar. Eu estou aqui para conseguir um objetivo, estou feliz, estou contente”.
Na mesma resposta, ele descreveu o momento e reforçou que seguirá empenhado enquanto tiver respaldo.
“É uma experiência com dificuldades, complicada, mas que estou com muita força e empolgado para conseguir esse objetivo com um time, com um ambiente que gosto, porque gosto das pessoas. Até quando? Não depende de mim”.
Depois, Davide também apontou a baixa produção dos atacantes como um dos motivos da má fase. Savarino lidera a artilharia no Brasileirão com quatro gols. Com três, aparecem Igor Jesus, Arthur Cabral, Alex Telles, Cuiabano e Chris Ramos. Entre os times do G6, o clube tem o segundo pior ataque. Em 2025, o Botafogo sofreu 27 gols, contra 38 em 2024.
Ainda assim, o ambiente interno é descrito como positivo. O estafe elogia relacionamento, ideias e estilo de treino. Avalia-se que o treinador pode ser mais enérgico nas cobranças. Causou incômodo a improvisação de Marçal na zaga no clássico, com zagueiros no banco, decisão que gerou debate tático.
Desde julho, Davide soma 22 jogos: nove vitórias, seis empates e sete derrotas. A direção considera as lesões determinantes para avaliar o desempenho. Na temporada, 23 atletas já sofreram algum tipo de lesão. Por suspensões, Barboza e Marlon Freitas estão fora do próximo jogo. A preparação para enfrentar o Ceará, fora de casa, começa nesta quinta-feira (16 de outubro). O duelo será no domingo (19 de outubro), na Arena Castelão.
Atualmente, o Botafogo ocupa o quinto lugar, com 43 pontos, seis atrás do Mirassol, quarto colocado. O próximo compromisso é contra o Ceará, no domingo (19 de outubro), na Arena Castelão.