Após oscilações no desempenho, o Botafogo reduziu de cinco para três dias a folga na Data Fifa de outubro, ampliando o tempo de trabalho para Davide Ancelotti. A reapresentação ocorreu na quarta-feira (08 de outubro).
A equipe terá seis dias de treinos até o clássico com o Flamengo, marcado para a quarta-feira (15 de outubro), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Está prevista uma folga no sábado para descanso.
Com apenas o Brasileiro no restante da temporada, o objetivo é voltar ao G-4. O time está em quinto, com 43 pontos, após 27 partidas. O Alvinegro perde posição para o Mirassol, que na quarta-feira (08 de outubro), chegou a 46 pontos ao vencer o Fluminense por 2 a 1, em jogo atrasado da 13ª rodada.
Apesar das eliminações, a direção respalda a continuidade do trabalho de Ancelotti. De acordo com a ESPN, a avaliação interna considera o desempenho positivo e com potencial, e vê a Data Fifa como um “respiro” para ajustes.
Enquanto isso, o elenco sofre com baixas importantes. Kaio Pantaleão rompeu os ligamentos do joelho na última semana e ficará fora por nove meses. Bastos e Neto não atuam mais em 2025.
Além disso, há problemas físicos na lateral esquerda, com Alex Telles e Marçal. Danilo segue em recuperação e não tem previsão de retorno. Newton recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão no clássico contra o Flamengo.
O trabalho de Ancelotti soma 22 partidas desde julho: ao todo foram 10 vitórias, seis empates e seis derrotas. Nas últimas cinco, o Botafogo venceu duas, empatou uma e perdeu duas. O clássico acontecerá no Nilton Santos, na quarta-feira (15 de outubro).