Capitão da Seleção Brasileira no amistoso contra a Coreia do Sul, Casemiro afirmou nesta quinta-feira (9) que o ciclo atual da equipe está em estágio inferior ao da preparação para a Copa do Mundo do Catar. A declaração ocorre às vésperas do duelo desta sexta-feira (10), às 8h (horário de Brasília), no Seoul World Cup Stadium, primeiro teste desta Data Fifa.
De acordo com o volante, a constante troca de treinadores — com as saídas de Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival até a chegada de Carlo Ancelotti — impactou o desenvolvimento do grupo e comprometeu a continuidade do projeto visando o Mundial de 2026.
“Diria que estamos um pouco atrás, se formos comparar os ciclos. Até mesmo pelo treinador estar há três meses e que trabalhou conosco por 20, 30 dias. É inevitável e temos que ser sinceros de que estamos um pouco atrás. Mas somos o Brasil, com jogadores de alto nível, nos maiores clubes da Europa”, opinou.
Retomada da faixa de capitão
Com as ausências de Alisson e Marquinhos, Casemiro reassume a braçadeira de capitão pela 17ª vez na carreira com a Seleção. A primeira vez ocorreu em 2017, diante da Bolívia, ainda sob o comando de Tite. Agora, o jogador retoma a função que ocupou no início do atual ciclo.
“Gosto de demonstrar. Ser o primeiro, estar na academia, dar o exemplo aos mais jovens. O tempo de casa e por já ter jogado duas Copas do Mundo, você transmite o que fazer e o que não fazer”, completou.
Segundo o meio-campista, sua liderança se dá mais pelo exemplo do que pela fala. Ele ressaltou a importância de transmitir condutas profissionais aos atletas mais jovens, especialmente em um momento de transição.
Planejamento e desafios da equipe
Além de reconhecer o atraso no planejamento, Casemiro comentou que a equipe terá pouco tempo para se preparar até a Copa do Mundo de 2026. Segundo ele, o grupo terá entre 40 e 50 dias com o técnico Ancelotti até o torneio, o que exige um processo rápido de adaptação.
“Essa adaptação tem que acontecer o quanto antes, mas junto com o Mister a gente quer se adaptar o mais rápido possível”.
Formação e próximos jogos
No treino realizado nesta quinta-feira (09), Ancelotti contou com todo o elenco à disposição pela primeira vez na semana.
A escalação provável para enfrentar os sul-coreanos inclui: Bento; Vitinho, Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães (ou Paquetá); Rodrygo, Vinícius Júnior, Matheus Cunha e Estêvão.