Após cinco dias de silêncio e intensa cobrança pública, a CBF divulgou, nesta quinta-feira (09), os áudios do VAR relacionados à expulsão de Kannemann, do Grêmio, na derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino. O lance ocorreu no sábado (04), no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A medida foi tomada após a entidade obter autorização da Fifa para liberar registros de decisões não revisadas no monitor, como foi o caso. A divulgação atendeu a uma série de polêmicas recentes que colocaram a arbitragem sob forte pressão.
A expulsão aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo, antes de uma cobrança de falta a favor do Grêmio. O árbitro Lucas Casagrande entendeu que o gremista deu um soco no rosto do atacante Pedro Henrique, do Bragantino, e aplicou o cartão vermelho direto.
“A bola não estava em jogo e o contato não é insignificante. Por que que eu vou olhar lá no VAR se eu acertei?”, argumentou Casagrande durante a comunicação com a cabine de vídeo.
Gilberto Rodrigues, árbitro responsável pelo VAR, validou a interpretação em pouco mais de um minuto e meio de análise.
“Por essa câmera, está claro. O número 4 dá um soco no rosto do adversário. Pode confirmar a decisão e o cartão vermelho”, afirmou.
Mesmo diante da confirmação, Kannemann se recusou a deixar o campo por alguns minutos, e Casagrande solicitou apoio policial. Segundo o árbitro, sua decisão estava correta e não exigia revisão.
“Se eu tô certo e vi, não tem por que ver duas vezes”, completou Casagrande ao jogador.
CBF afasta equipe de arbitragem
Tanto Lucas Casagrande quanto Gilberto Rodrigues foram afastados temporariamente pela comissão de arbitragem da CBF. O mesmo procedimento foi adotado em relação à equipe responsável pelo clássico entre São Paulo e Palmeiras, também marcado por lances controversos.
A divulgação dos áudios ocorre em meio à recente mudança de postura da entidade, que passou a liberar os registros sonoros de decisões do VAR, mesmo quando não há revisão no monitor, como parte de um plano por maior transparência.
Grêmio recorre ao STJD
Inconformado com a expulsão de Kannemann e com o cartão amarelo aplicado a Marlon, que o suspendeu automaticamente, o Grêmio ingressou com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a anulação das punições.
O clube obteve parecer favorável inicial e aguarda apenas a decisão da presidência do tribunal para que os atletas sejam liberados na próxima rodada, diante do São Paulo.