Reunido em Tirana, o Comitê Executivo da Uefa tratou, nesta quinta-feira (11), de definições de sedes e outros temas do calendário de 2026 e 2027. Para além de outras decisões, a entidade definiu que o Estádio Metropolitano, casa do Atlético de Madrid, será o palco da decisão da edição 2026/27 da Champions League.
Bem avaliado entre os principais cotados, o Metropolitano já possuía histórico recente em decisões: recebeu a final de 2019 entre Liverpool e Tottenham, com direito a elogios por parte da Uefa sobre a organização do evento. Além disso, o palco tem classificação cinco estrelas e reputação de modernidade.
A escolha superou o Estádio Olímpico de Baku, enquanto o San Siro, em Milão, saiu da disputa por causa de obras em andamento. Assim, a decisão confirmou o favoritismo do estádio colchonero, que já foi palco da final de 2019.
UEFA alinha outras sedes
Além da decisão masculina de 2027, a Uefa ainda definiu outras sedes. A final feminina de 2027, por exemplo, ocorrerá no Estádio Nacional, em Varsóvia.
Já em 2026, a Supercopa da Europa será disputada em Salzburgo, na Áustria. No mesmo ano, a final masculina será na Puskás Arena, em Budapeste, enquanto a feminina acontecerá em Oslo, no Ullevaal Stadion.
Estádio Metropolitano
Inaugurado em setembro de 2017, a casa do Atlético figura entre os estádios mais modernos da Europa. A entidade já havia elogiado o espaço e a organização da final de 2019 entre Liverpool e Tottenham, disputada no local.
Regulamento da Liga dos Campeões
Por outro lado, a Uefa também anunciou uma mudança no regulamento da Champions League. Isso porque os clubes poderão trocar um jogador da lista de inscritos em caso de lesão ou doença de longo prazo, distinto ao que ocorre atualmente.
O objetivo é impedir a diminuição do grupo de relacionados das equipes durante a competição, conforme a entidade informou.
Outras reclamações
Entretanto, a entidade não avançou sobre pedidos para jogos de ligas nacionais fora da Europa. A Serie A tem aval para levar Milan x Como a Perth, na Austrália. No caso espanhol, há solicitação para Villarreal x Barcelona em Miami, em dezembro, após autorização da federação espanhola.
O Comitê Executivo afirmou que consultará torcedores e demais partes interessadas antes de decidir. Além disso, a Uefa destacou a necessidade de avaliar impactos esportivos e logísticos desse tipo de iniciativa.
Associações de torcedores de vários países se manifestaram contra a realização de partidas longe dos mercados domésticos e alegam que levar jogos nacionais para fora compromete a integridade das competições em troca de ganhos financeiros imediatos.
