Após o jogo de ida das quartas de final da Libertadores, entre Fla e Estudiantes, disputado na quinta-feira (18), a Conmebol anulou a expulsão de Gonzalo Plata. A decisão saiu nesta sexta-feira (19), após recurso do Flamengo. O lance foi apitado pelo colombiano Andrés Rojas e gerou ampla polêmica.
Na tarde de sexta (19), a entidade divulgou a checagem do VAR e admitiu erro no segundo amarelo do equatoriano. O áudio do árbitro de vídeo, inclusive, dizia que não podia interferir na decisão, por ser um lance de segundo amarelo.
Pouco antes de acatar a solicitação e anular a expulsão, um ofício da Conmebol comunicava a suspensão de Plata para o jogo da volta, além de multa de US$ 500 por amarelo a Samuel Lino, Saúl e Bruno Henrique. O clube informou que recorreria.
Em nota oficial, o clube detalhou a decisão da entidade. Veja o comunicado:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que a Conmebol, por meio de ofício enviado no início da tarde desta sexta-feira (19), retirou a punição aplicada ao atacante Gonzalo Plata em decorrência do segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, recebido na partida contra o Estudiantes, realizada na última quinta-feira (18), pela Libertadores. Com a medida, o atleta encontra-se apto para atuar normalmente no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina”.
Já a Conmebol informou ao Flamengo a alteração das medidas disciplinares após consulta à Comissão de Arbitragem. O comunicado da entidade, exposto abaixo, foi divulgado pelo ‘GE’.
“Por meio deste comunicado, informo que, de acordo com as informações prestadas pela Comissão de Arbitragem e após a devida análise, a Unidade Disciplinar informa que a comunicação de medidas disciplinares referentes ao jogador Gonzalo Jordy Plata Jiménez foi modificada. Consequentemente, confirma-se que o referido jogador não está suspenso para a próxima partida oficial do seu clube na CONMEBOL Libertadores de 2025”.
Na análise do VAR divulgada nesta sexta-feira (19), a entidade descreveu o lance envolvendo Facundo Rodríguez. Segundo o documento, não houve infração do atacante rubro-negro. Entretanto, Rojas aplicou o segundo amarelo.
“O árbitro observa a ação e sanciona, incorretamente, o jogador rubro-negro (Plata), expulsando por duplo cartão (amarelo)”