A preparação de Portugal para os próximos compromissos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contará mais uma vez com Cristiano Ronaldo. O atacante, que segue como referência da equipe mesmo aos 40 anos, foi convocado pelo técnico Roberto Martínez para os jogos contra Irlanda e Hungria, marcados para sexta-feira (11 de outubro) e segunda-feira (14 de outubro), respectivamente, ambos com horário ainda a definir (horário de Brasília).
A presença do camisa 7 na lista chama atenção não apenas pelo peso histórico, mas também pela proximidade de um feito raro no futebol: o milésimo gol da carreira. Atualmente, Cristiano soma 946 gols, considerando partidas por clubes e pela seleção principal. Com isso, precisa de 54 gols para alcançar a expressiva marca, o que tem alimentado expectativas entre os torcedores lusos e admiradores do esporte em todo o mundo.
No contexto da seleção portuguesa, o veterano atacante já balançou as redes 141 vezes, sendo o maior artilheiro da história entre seleções nacionais. Ao lado das atuações pela seleção, seus maiores números foram alcançados com as camisas do Real Madrid (450) e do Manchester United (145). Em seus compromissos mais recentes, Cristiano também tem mantido regularidade pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, onde já soma mais de 100 gols desde sua chegada.
A convocação divulgada por Martínez também traz o retorno de nomes importantes ao elenco, como o meia Matheus Nunes, do Manchester City, e o atacante Rafael Leão, do Milan, ambos recuperados de lesão. Por outro lado, o lateral João Cancelo foi desconvocado devido a problemas físicos, sendo substituído por Nélson Semedo, do Fenerbahçe.
A equipe portuguesa chega embalada para os compromissos de outubro. Líder isolada do Grupo F, Portugal venceu as duas primeiras partidas e soma seis pontos. A expectativa é de manter o desempenho positivo e garantir a classificação com antecedência. Aliás, a regularidade da equipe tem fortalecido a continuidade de Cristiano como titular mesmo em reta final de carreira.
“Decisivo. Goleador. Interminável.” Assim foi definido o atacante em uma análise publicada recentemente, que destacou sua impressionante longevidade em alto nível e o desafio pessoal de atingir os mil gols antes da aposentadoria.
Entre os convocados, destacam-se ainda os meias Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Vitinha, além dos atacantes João Félix e Gonçalo Ramos, todos nomes frequentes nas últimas convocações e com papel importante no sistema ofensivo da equipe