Expulso no final do empate entre Corinthians e Internacional, no Beira-Rio, o técnico Dorival Júnior já é baixa confirmada para os próximos compromissos. O treinador protestou de forma veemente contra a marcação de um pênalti nos minutos finais da partida desta 26ª rodada do Brasileirão, disputada nessa quarta-feira (1º).
O protesto do técnico lhe rendeu primeiro um cartão amarelo e, em seguida, o vermelho direto. Como já estava pendurado, Dorival está automaticamente suspenso das duas próximas partidas do Corinthians.
A partida se encaminhava para uma vitória do Corinthians, que vencia por 1 a 0 com gol de Gui Negão, marcado no início primeiro tempo. No entanto, já nos acréscimos da segunda etapa, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima atendeu à recomendação do VAR e foi ao monitor analisar um lance entre Cacá e Bruno Henrique dentro da área.
Apesar de inicialmente considerar a jogada uma disputa legal, o juiz voltou atrás e assinalou pênalti para o Internacional. Carbonero converteu a cobrança, empatando o jogo aos 56 minutos do segundo tempo. O lance gerou revolta entre os corintianos.
Dorival protesta contra a arbitragem
O técnico protestou ainda em campo e foi advertido com um cartão amarelo. Como era o terceiro da série, a punição já implicaria em suspensão automática. Contudo, a sequência dos protestos resultou na aplicação do cartão vermelho, o que amplia a pena para dois jogos de suspensão.
Na entrevista coletiva após o jogo, Dorival criticou duramente a arbitragem e relembrou outro episódio envolvendo o mesmo profissional: “Esse árbitro, na partida contra o Vasco, deu um pênalti absurdo a favor deles nos momentos finais. Agora, uma decisão como esta. Rodrigo Pereira está de parabéns pela confusão que ele conseguiu criar”.
O treinador também questionou o tempo extra concedido: “Ele deu cinco minutos de acréscimos, a bola saiu para lateral, ele colocou o apito na boca para encerrar a partida e deixou a jogada prosseguir”.
O executivo de futebol do clube, Fabinho Soldado, também se manifestou. Ele relembrou o erro na partida anterior contra o Flamengo e afirmou: “Se foi ou não, o detalhe é que é o segundo jogo que o Corinthians faz seu melhor dentro de campo e temos tido esse tipo de situação que complica”.
Desfalque confirmado para dois jogos
Com a suspensão dupla, Dorival não poderá comandar o Corinthians nos próximos compromissos pelo Brasileirão. O primeiro será neste sábado (05), às 21h, contra o Mirassol, na Neo Química Arena.
O segundo, no clássico diante do Santos, em 15 de outubro. O auxiliar técnico Lucas Silvestre deve assumir o comando interino nestas partidas.
Atualmente, o Corinthians ocupa a 13ª posição na tabela, com 30 pontos. O empate com o Internacional frustrou a possibilidade de se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento e manteve o time a sete pontos do Z4.