Dorival Júnior não estará à beira do gramado na partida entre Corinthians e Santos, marcada para quarta-feira (15), na Vila Belmiro. O técnico cumprirá suspensão de dois jogos por acúmulo de três cartões amarelos e uma expulsão direta, recebidos no empate por 1 a 1 com o Internacional, em 1º de outubro.
A penalidade segue o que determina o artigo 97 do Regulamento Geral de Competições da CBF e representa um desafio significativo para o clube, que vive momento de retomada no Campeonato Brasileiro.
O auxiliar Lucas Silvestre, filho de Dorival, será o responsável por conduzir a equipe à beira do campo, como já ocorreu na vitória sobre o Mirassol na última rodada.
Entenda a suspensão de Dorival
Dorival recebeu cartão vermelho após reclamar com veemência da arbitragem no fim da partida contra o Internacional, especialmente em relação ao pênalti marcado nos acréscimos a favor da equipe gaúcha.
O cartão veio logo após o treinador já ter recebido o terceiro amarelo da série. Por regra, essa combinação leva à suspensão por dois jogos, sendo um por cada infração disciplinar.
O artigo 97 do regulamento da CBF é claro: “Quando o cartão amarelo precedente à exibição direta do cartão vermelho for o terceiro da série, o membro da comissão técnica será sancionado com dois impedimentos automáticos”.
Mais duas baixas confirmadas
Além do técnico, o Corinthians terá outros dois desfalques confirmados para o clássico. O lateral-esquerdo Matheus Bidu e o goleiro Hugo Souza receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Mirassol, no último sábado (4), e também cumprem suspensão automática.
No caso de Hugo Souza, a ausência já era esperada. O jogador foi convocado para a Seleção Brasileira e participa de compromissos na Ásia até o dia 14, véspera do confronto com o Santos, o que inviabiliza sua participação.
Com isso, o goleiro Felipe Longo deve ser escalado como titular.
Reforços vindos do departamento médico
Apesar das ausências, o Corinthians recebeu boas notícias nesta semana. O clube quase esvaziou seu departamento médico com os retornos aos treinos de André Ramalho, Rodrigo Garro, André Carrillo e Charles.
Os atletas participaram de parte das atividades em campo e seguem em processo de recondicionamento físico, com possibilidade de reintegração completa ao elenco nos próximos dias.
O zagueiro André Ramalho se recupera de um estiramento na coxa direita. Carrillo, por sua vez, trata uma entorse no tornozelo. Já Charles se recupera de dores no joelho e Garro, de uma lesão na panturrilha.