Jordi Alba, lateral do Inter Miami, anunciou, nesta terça-feira (07 de outubro), a aposentadoria ao final da temporada. O comunicado saiu em vídeo nas redes sociais. O espanhol de 36 anos marcou época por Barcelona e pela seleção.
Uma semana após Sergio Busquets comunicar o adeus ao futebol, foi a vez de Alba oficializou a decisão. Ele chegou ao Inter Miami em julho de 2023, após 11 temporadas no Barcelona, e se juntou a Messi e Busquets no clube norte-americano.
No pronunciamento, o defensor contextualizou o fechamento do ciclo e afirmou que a decisão foi tomada com tranquilidade.
“Olá a todos. Chegou a hora de encerrar um capítulo verdadeiramente significativo da minha vida. Decidi encerrar minha carreira profissional no futebol ao final desta temporada. Faço isso com total convicção, paz e felicidade”.
Ele também explicou o motivo da escolha, destacando a sensação de ciclo concluído no esporte.
“Sinto que percorri este caminho com toda a paixão que tive e agora é o momento certo para abrir um novo capítulo e encerrar o anterior com a melhor sensação possível”.
A trajetória conta 793 jogos, 60 gols e 157 assistências. Pelo Barcelona, são 17 títulos, incluindo uma Champions, seis Espanhóis e cinco Copas do Rei. No total, ele soma 21 conquistas na carreira.
Na seleção da Espanha, Alba disputou 93 partidas. Ele foi titular no título da Eurocopa de 2012 e se aposentou da equipe em 2023, após erguer a Liga das Nações como capitão.
No Inter Miami, o lateral registra 95 partidas, 14 gols e 28 assistências. Ele conquistou a Leagues Cup e a Supporters’ Shield. Ao anunciar a decisão, agradeceu a clubes, torcedores e familiares.
“O futebol me deu absolutamente tudo. Obrigado a todos os meus companheiros de equipe, treinadores, membros da equipe, funcionários do clube e adversários que me incentivaram a dar o meu melhor”.