O brasileiro Estêvão, de 18 anos, marcou seu primeiro gol pelo Chelsea de forma decisiva e encerrou qualquer dúvida sobre sua capacidade de brilhar nos grandes momentos. Aliás, foram os próprios Blues que decretaram fim do debate quanto ao poderio de decisão do jovem após o tento sobre o Liverpool, no último sábado (04).
O ex-Palmeiras balançou as redes aos 50 minutos do segundo tempo, quando os rivais ainda empatavam em 1 a 1, para garantir a vitória blue por 2 a 1 sobre o Liverpool, em clássico válido pela 7ª rodada da Premier League.
O gol não apenas assegurou três pontos importantes para os Blues, como também deu fim ao apelido pejorativo de “Cuiabá-Man” — criado por rivais do futebol brasileiro.
Nas redes sociais, o próprio Chelsea fez questão de brincar com a situação ao publicar uma montagem com os dizeres “Liverpool-Man” e a legenda: “O meme acabou rápido por aqui… Estêvão é DECISIVO”.
Estreia em grande estilo
Aos 18 anos, Estêvão entrou no segundo tempo no lugar de Pedro Neto e atuou aberto pelo lado direito. Ele havia levado perigo em duas finalizações antes do gol, além de ter dado praticamente uma assistência para Enzo Fernández, que cabeceou para fora.
Após o apito final, o atacante celebrou o momento com humildade e gratidão: “Ele [Enzo Maresca] me falou para sempre que eu pegar a bola ir para cima do adversário e ficar aberto para tentar as jogadas. Essa confiança que ele me passa é incrível. Eu fico muito feliz e espero que seja o primeiro de muitos gols”, disse.
Adaptação positiva à Premier League
Em sua entrevista, Estêvão também comentou sobre o processo de adaptação ao futebol inglês. Segundo ele, o ambiente no clube e o apoio de colegas e familiares têm sido fundamentais:
“A adaptação está sendo muito boa. Gradualmente, passo a passo. Agradeço aos meus colegas de time, que todos os dias têm me ajudado bastante. Minha família também. Com certeza está sendo melhor do que eu esperava”.
A entrevista foi concedida em português, mas ao ser questionado sobre o domínio do inglês, o atacante respondeu com bom humor: “I’m very happy [Estou muito feliz]”.
Repercussão nas redes e impacto na tabela
O desempenho do brasileiro repercutiu entre torcedores e veículos europeus. Muitos expressaram surpresa com o impacto imediato do jogador no Chelsea, e elogiaram sua desenvoltura mesmo com pouco tempo de clube.
Com a vitória, o Chelsea assumiu a sexta colocação da Premier League, com 11 pontos. O próximo compromisso do clube será contra o Nottingham Forest, no dia 18 de outubro, após a pausa para a Data Fifa.