A diretoria do Atlético Nacional, da Colômbia, trabalha nos bastidores para viabilizar a permanência do atacante Alfredo Morelos, emprestado pelo Santos até dezembro de 2025. O desejo do jogador em continuar no clube colombiano é claro, mas esbarra em dificuldades financeiras que tornam incerto o futuro do atleta em Medellín.
Apesar do bom desempenho com a camisa do Atlético Nacional, o valor estipulado para a compra de Morelos está fora das condições financeiras do clube colombiano. Conforme apurado pelo ‘Diário do Peixe’, a equipe de Medellín considera os custos elevados e analisa alternativas para tentar um acordo com o Santos.
Atualmente, o clube paulista arca com 70% do salário do atacante, que gira em torno de R$ 1 milhão por mês. A diretoria santista, por sua vez, não vê com bons olhos a possibilidade de um novo empréstimo.
A avaliação é de que Morelos se valorizou no mercado após o período na Colômbia, tornando a venda uma solução mais interessante. Em janeiro, o Santos aceitou renovar o empréstimo por mais um ano, atendendo ao pedido do próprio jogador, que havia expressado seu desejo de permanecer no Atlético.
Histórico recente entre Santos e Morelos
Revelado no futebol europeu, Morelos foi contratado pelo Santos em agosto de 2023, mas não teve sequência na equipe. Problemas físicos e a forte concorrência limitaram seu espaço, e, em 2024, ele disputou apenas 17 partidas sob o comando de Fábio Carille.
A primeira passagem por empréstimo ao Atlético Nacional ocorreu ainda em julho de 2024, onde se destacou rapidamente com 11 gols em 27 jogos e ajudou na conquista da liga e da Copa da Colômbia.
Em janeiro de 2025, o Santos oficializou uma nova cessão até o final da temporada. Na ocasião, Morelos aceitou reduzir consideravelmente seus vencimentos, assinando contrato até o fim de 2026 e recebendo como compensação bônus por gol marcado e prêmio pela renovação.
Desempenho no Atlético Nacional
Durante os anos de 2024 e 2025, Morelos se firmou como titular e um dos principais nomes do elenco do Atlético Nacional. O atacante participou de 74 partidas no período, com 27 gols e 13 assistências — números que reforçam seu papel decisivo no time.
O bom rendimento, aliás, alimentou o desejo de permanência tanto por parte do jogador quanto do clube colombiano.
Por outro lado, no Santos, o cenário foi diferente. Após a queda para a Série B do Brasileirão, a diretoria passou por reformulações, e o atacante não estava nos planos da comissão técnica.
Inclusive, ele sequer se reapresentou com o grupo no início de 2025, permanecendo na Colômbia para resolver seu futuro.
Situação contratual e expectativas
O contrato de Alfredo Morelos com o Santos vai até o fim de 2026. Apesar do empenho do Atlético Nacional em encontrar uma solução viável, a continuidade do atacante depende de um novo acordo financeiro.
O clube paulista, que prioriza a venda, não sinaliza interesse em estender o empréstimo, mantendo firme a posição de negociar o jogador em definitivo.