A confiança na seleção italiana cresceu após triunfos sobre Estônia e Israel na última Data Fifa. O capitão Gianluigi Donnarumma falou sobre a possível presença da Azzurri na Copa do Mundo ao jornal ‘Gazzetta dello Sport’.
Depois de Gennaro Gattuso afirmar que deixará o país se a equipe não se classificar, Donnarumma reforçou a segurança no projeto. A Itália é vice-líder do Grupo I, com 15 pontos, três atrás da Noruega. O time está garantido ao menos na repescagem e ainda pode buscar a vaga direta.
Em tom categórico, o goleiro do Manchester City descartou uma terceira ausência da Itália em Copas do Mundo. “Isso não vai acontecer de novo (Itália fora da Copa do Mundo), não pode acontecer. Esta seleção vai se classificar para a próxima Copa do Mundo. Não tenho dúvidas”.
Além disso, o capitão exaltou a relação do elenco com Gattuso e o impacto do treinador no trabalho diário.
“Você sente o Gattuso ao seu lado, é como se ele estivesse te apoiando a cada momento da partida. Nosso treinador adora diálogo, ele fala muito e nos explica tudo. Ele rapidamente nos devolveu uma identidade coletiva muito forte”.
A Itália vem de Playoffs negativos. Em 2018 perdeu para a Suécia e em 2022 para a Macedônia do Norte, ficando fora dos dois últimos Mundiais. Desde 2006, a seleção não passa da fase de grupos da Copa do Mundo. A equipe venceu a Eurocopa em 2021.
Por fim, em novembro, a seleção enfrentará Moldávia e Noruega na próxima Data Fifa. A Copa do Mundo de 2026 contará com 48 seleções.